Segundo o texto bíblico, Caim era filho dos primeiros habitantes da Terra (Eva e Adão). No Antigo Testamento lê-se: E o homem conheceu a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim e disse: Adquiri um homem com o auxílio do Eterno. E tornou a dar à sua a seu irmão, a Abel.
Os filhos de Adão e Eva foram autor e vítima do primeiro homicídio – Caim matou Abel. Motivo: a inveja, mal secreto, o pior dos pecados capitais. E Deus, antes de punir Caim, assegurou-lhe o direito de defesa (Gênesis, 4, 9 – 10): E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão?
Resposta. Caim, o filho mais velho de Adão e Eva, se casou com uma das suas irmãs ou com uma parente próxima. ... (Gênesis 3:20) Ou seja, Caim só pode ter se casado com uma mulher que também descendia de Adão e Eva. Caim e Abel não eram os únicos filhos de Adão e Eva.
Em Gênesis 4:1 Eva gera Caim e instantaneamente no versículo 2 ela gera Abel. Repare: Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim.
Adão e Eva são considerados o primeiro homem e mulher da Bíblia. Em Gênesis 1, nenhum nome é citado, sendo que "homem" parece ter um sentido coletivo, como humanidade, e homem e mulher são criados simultaneamente. ... Deus então cria para o homem uma ezer kenegdo, uma "ajudante consoante a ele", da sua costela.