O ÁTOMO Ca20,possui o número de elétrons=ao número de prótons. Porém,se é um cátion ou um ânion,o átomo vira um ÍON. - com +2=-2 elétrons. ... E por fim,ao fazer a distribuição ELETRÔNICA,obviamente será dos elétrons,logo só distribuir até chegar em 18.
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o último a ser preenchido, isto é, o 3d. Assim, o número de elétrons nele é 3. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo é o que fica mais afastado do núcleo, isto é, o 4S. Assim, o número de elétrons nele é 2.
Elétron mais externo é aquele que vai formar ligações químicas (reações) o mais energético é o elétron que distribui por ultimo no diagrama de Pauling..
E a massa atômica (A) é a soma de Z mais os neutrons presentes no núcleo, logo: 9 - 19 = 10 neutrons. Um átomo neutro possui o mesmo numero de cargas positivas e negativas, logo o número de elétrons é 9.
O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público. O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes.
Possui número atómico 9 e massa atómica Este elemento foi obtido pela primeira vez em 1886 em Paris, França, pelo químico francês Henri Moissan, por eletrólise de uma solução de fluoreto de potássio em fluoreto de hidrogénio anidro. O nome flúor deriva do latim fluere que significa fluir.