Uma baleia que por ali passava viu Pinóquio e engoliu-o, pensando que era comida. Dentro da baleia, qual não foi a surpresa de Pinóquio ao encontrar Gepeto! Este tinha ido procurar Pinóquio e acabou por ir parar à barriga da baleia.
Gepeto era um velho homem que sonhava ter um filho. Um dia, ele fez um boneco de madeira, que ganhou vida graças à bondosa Fada Azul. O homem então deu o nome de Pinóquio e fez o menino de madeira se arrumar para ir à escola. No caminho, Pinóquio foi enganado por dois homens e perdeu suas moedas.
GEPETO ERA UM MARCENEIRO QUE FAZIA BRINQUEDOS DE MADEIRA. ERA UM SENHOR GENTIL E GENEROSO, QUE MORAVA SOZINHO. ELE CRIOU UM BONECO DE MADEIRA E LHE DEU O NOME DE PINÓQUIO. ... GEPETO PREPAROU SEU MATERIAL E MANDOU O MENINO PARA A ESCOLA.
Esculpido a partir do tronco de uma árvore por um entalhador chamado Geppetto numa pequena aldeia italiana, Pinóquio nasceu como um boneco de madeira, mas que sonhava em ser um menino de verdade. O nome Pinocchio é uma palavra típica do italiano falado na Toscana e significa pinhão (em italiano padrão seria pinolo).
O Paradoxo do Pinóquio é o resultado gerado por um conflito de lógica baseado na famosa história infantil do boneco Pinóquio, cujo nariz crescia sempre que ele contava uma mentira. É uma versão do paradoxo do mentiroso. ... Então ele disse uma mentira, portanto, o nariz deve crescer; O nariz de Pinóquio cresce.
"Paradoxo Épico: Se o Pinóquio diz que vai crescer-lhe o nariz, mas este não cresce, ele está a mentir. Mas o nariz cresce quando ele mente, por isso ele estaria a dizer a verdade. ... Assim, se o Pinóquio pensa que o seu nariz vai crescer, e diz 'O meu nariz vai crescer', e não cresce, o Pinóquio vai ficar surpreendido.
Esculpido a partir do tronco de uma árvore por um entalhador chamado Geppetto numa pequena aldeia italiana, Pinóquio nasceu como um boneco de madeira, mas que sonhava em ser um menino de verdade. O nome Pinocchio é uma palavra típica do italiano falado na Toscana e significa pinhão (em italiano padrão seria pinolo).
Imagine o Pinóquio dizendo a frase: "Meu nariz vai crescer agora." ... Então ele disse uma verdade, portanto, o nariz dele não tinha motivo para ter crescido. Em ambos os casos, seria gerada uma contradição, pois, se o nariz cresce, ele não deveria ter crescido e, se não cresce, deveria ter crescido.
O que acontece quando Pinóquio mente? Até as crianças sabem de cor: o nariz dele cresce! Acontece que a vida real não repete o efeito da fábula clássica. Na verdade, ocorre o oposto do registrado no simpático boneco de madeira.
Marceneiro
SEPARAR EM SÍLABAS
Ele escapa. Gepeto é engolido por um tubarão, ao invés de uma baleia. No fim da história, Pinóquio está à beira da morte.
Monstro
Evelyn Venable como Fada Azul, que dá vida a Pinóquio e o transforma em um menino de verdade no final do filme; Frankie Darro como Espoleta (Lampwick em inglês), um garoto altamente travesso que Pinóquio faz amizade a caminho da Ilha dos Prazeres. Ele é transformado em burro na ilha antes de Pinóquio escapar de lá.
Grilo Falante é um personagem fictício que apareceu pela primeira vez em 1940 no desenho animado Pinóquio. Ele é um companheiro sábio e bem humorado de Pinóquio em suas aventuras.
Cinema. Pinóquio foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 7 de Fevereiro de 1940 e foi relançado em 1945, 1954, 1962, 1971, 1978, 1984 e 1992; no Brasil foi lançado em 26 de Fevereiro de 1940; em Portugal foi lançado em 7 de Outubro de 1942, sendo neste país um grande sucesso.
"Era uma vez um pedaço de madeira..." Assim começa o livro "As Aventuras de Pinóquio", do italiano Carlo Collodi (1826-1890). O escritor, que na verdade se chamava Carlo Lorenzini, criou o universo mágico da obra a partir de pessoas, lugares e histórias da sua cidade natal: Florença, na Itália.
(ANSA) - Um novo museu interativo sobre o Pinóquio, clássico da literatura infanto-juvenil criado por Carlo Collodi (1826-1890), será inaugurado na cidade italiana de Collodi, na região da Toscana, neste sábado(21).
Geppetto
Gepeto, um carpinteiro, queria muito ser pai e constrói um menino em madeira. O carpinteiro dá-lhe o nome de Pinóquio. Pinóquio entretanto transforma-se num menino de verdade devido ao amor do pai.