Fernando de Azevedo
No Brasil, as idéias da Escola Nova foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849-1923). O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952).
No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
Paulo Freire
No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento - físico, emocional e intelectual. ... Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.
São apontadas como Diretrizes do Pensamento Escolanovista: ( ) Conhecer e respeitar as necessidades e os interesses da criança. ( ) Estabelecer relações entre a escola e a vida social. ( ) Certo todas as três primeiras alternativas. ( ) Partir da realidade do aluno.
Destaca-se, neste sentido, que a Reforma Capanema, efetivada a partir da Lei Orgânica do Ensino Secundário, teve como objetivo suprir a necessidade de reestruturação do sistema de ensino brasileiro, bem como a intensificação do ensino humanista e a formação de uma juventude comprometida com os ideais nacionalistas de ...
Houve ainda a Reforma Gustavo Capanema (1942-1946) e a ideologia do período reafirmava e naturalizava as diferenças sociais, destinando ensino secundário às elites e ensino profissional às massas; criam-se as leis orgânicas para o ensino industrial, secundário, comercial, primário, normal e agrícola, e também ocorre a ...
As Leis Orgânicas do Ensino, conhecidas também como Reforma Capanema, tratam das transformações projetadas no sistema educacional brasileiro envolvendo os seguintes ramos do ensino: secundário, industrial, comercial, agrícola, normal e primário.