Para não precisar reescrever várias linhas em um algoritmo, pode-se utilizar as estruturas de repetição. Estudaremos três delas: enquanto, repita e para. Esta estrutura de repetição executará um determinado trecho de código repetidas vezes. Para isso, ela executará um teste antes de cada execução.
Do ponto de vista de um negócio, um algoritmo de decisão baseia-se no menor número de perguntas que precisam ser respondidas na avaliação probabilística de tomar uma atitude correta. Como ocorre em um método, o problema é estruturado e sistematizado para alcançar a conclusão mais lógica.
- Estruturas de Decisão Estas estruturas são classificadas conforme o número de condições a serem avaliadas para que se decida qual o caminho a ser seguido. Segundo esta classificação, tem-se dois tipos de estruturas de decisão: Estruturas de Decisão do Tipo Se e Estruturas de Decisão do Tipo Escolha.
Estrutura IF IF é uma estrutura de controle utilizada para tomar decisões. É uma condicional que realiza operações em função de uma expressão.
É a organização e planejamento de instruções, em um algoritmo, com o objetivo de tornar viável a implementação de um programa ou software. A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado.