O governo JK (1956 – 1960) – com o slogan “50 anos em 5” – adotou estratégias e políticas que tinham como objetivo central expandir a economia brasileira. Considerando seu aprendizado sobre esse período de nossa história, indique e comente duas características do processo de desenvolvimento econômico naquele período.
JK foi eleito por uma coligação entre o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), partidos de origem getulista. Assumiu a presidência no dia 31 de janeiro de 1956.
Pelo visto, o governo Juscelino Kubitschek foi um momento mais do que importante para a história política do Brasil. Nesse sentido, estudar sobre a biografia juscelino kubitschek é essencial para obter o sucesso nas provas de vestibulares e do Enem.
A produção de petróleo saltou de dois milhões de barris em 1955, para trinta milhões em 1960. A produção de aço que era de 1 milhão e 150 mil toneladas, chegou a 2 milhões e 500 mil toneladas em 1960.
Após deixar a presidência, lhe sucedeu Jânio Quadros e se elegeria senador pelo estado de Goiás. Com o Golpe Militar de 64 e a publicação do AI-1 que cassava mandatos de políticos considerados uma ameaça para o Brasil, JK retira-se do Congresso.
JK inaugurou a nova capital federal, Brasília, executando um antigo projeto previsto em três constituições brasileiras. A mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília teve como objetivo promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do país.
Juscelino Kubitschek foi um político brasileiro que teve grande importância na história do país. Seu período como presidente deixou marcas no cenário político da época e também em toda a sociedade brasileira. Conheça a seguir um pouco mais sobre a história e o governo de JK.
Sua ascensão política se consolidou mediante seu discurso desenvolvimentista, que tinha como slogan “50 anos em 5”, o qual pretendia avançar o Brasil rumo às condições de um país desenvolvido em pouco tempo.
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu em média 7% ao ano. Além disso, a taxa per capita aumentou num ritmo quatro vezes maior que o restante da América Latina.
E então, gostou de conhecer tudo sobre Juscelino Kubitschek? Não perca tempo e comece a fazer logo alguns exercícios de fixação! Aproveite e conheça também nosso plano de estudos e se prepare para as provas!
Em 1922, ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal de Belo Horizonte, concluindo em 1927. Em seguida, estudou cirurgia em Paris, em 1931 e estagiou no Hospital Charité de Berlim.
Seus estudos foram realizados no seminário diocesano de Diamantina, coordenado por padres Lazaristas. Em 1922, Juscelino ingressou no curso de medicina da renomada Universidade federal de Minas Gerais (UFMG).
Ao assumir o poder, Juscelino Kubitschek estabeleceu o lema de sua política econômica, prometendo cinquenta anos de progresso em cinco de governo.
De volta ao Brasil, iniciou seus trabalhos no Hospital Militar como capitão médico, se encarregando do Laboratório de Análises Clínicas. Se casou com Sarah, com quem teve duas filhas, Márcia, nascida em 1943 e Maria Estela, adotada pelo casal quando tinha 4 anos de idade.
Em 1934, foi eleito deputado federal, mas o seu mandato foi cassado após o golpe do Estado Novo. Com a perda do mandato, retornou à medicina. Em 1940, foi nomeado prefeito de Belo Horizonte, permanecendo neste cargo até outubro de 1945. No final do mesmo ano foi eleito deputado constituinte pelo Partido Social Democrático. Na eleição de 1950, derrotou seu concunhado Gabriel Passos e foi empossado governador em 31 de janeiro de 1951. Neste cargo, criou a Companhia Energética de Minas Gerais.
A construção de Brasília foi um projeto incorporado ao Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek, sendo a meta mais ambiciosa e também a mais marcante da história do Brasil. A ideia de uma capital já estava expressa nas constituições de 1891, 1934 e 1946 e, sendo assim, foi uma promessa realizada por JK durante período eleitoral.
Você sabia que Juscelino Kubitschek também é conhecido popularmente como o “presidente Bossa Nova”? Isso porque a era JK também foi conhecida como os “anos dourados”, quando se popularizou os eletrodomésticos, entre eles os toca-discos, rádios e discos de vinil, paralelamente a consolidação dos meios de comunicação e diversões.
Porém, o projeto termina de forma trágica. Juscelino Kubitschek de Oliveira faleceu em 22 de agosto de 1976, em um acidente automobilístico quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro.
Apresentado na campanha eleitoral, o plano definia os principais objetivos a serem atingidos, agrupados em cinco setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.