Mangueira terá como tema em 2020 a volta de Jesus em um mundo intolerante.
“Angenor, José e Laurindo” é o título do enredo da Estação Primeira de Mangueira, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira, para o desfile de julho de 2021, caso seja autorizado pelo poder público e autoridades sanitárias.
Estar no lugar certo na hora certa ajuda. Saber dizer o que todos precisam ouvir também.
"Brasil, meu dengo, a Mangueira chegou, com versos que o livro apagou, desde 1500 tem mais invasão do que descobrimento, tem sangue retinto pisado, atrás do herói emoldurado, mulheres, tamoios, mulatos, eu quero um país que não está no retrato".
Resposta. Resposta: O grupo poderá dizer que um país que não está no retrato é um país que represente aqueles que não foram escolhidos no passado para ser homenageados, para ser a “cara” do brasil.
Pela primeira vez, a Mancha Verde é a escola de samba campeã do grupo especial do Carnaval 2019 de São Paulo.
Como fazer um enredo
A letra do samba-enredo pode ser interpretativa ou descritiva, sendo que a descritiva apresenta o assunto com riqueza de detalhes. A melodia deve ser alegre e contagiante, com características marcantes, próprias da escola que se apresenta, além do bom gosto quanto à articulação da letra.
Leitores do CARNAVALESCO apontam samba-enredo da Mangueira como o melhor do Grupo Especial para 2020. A Estação Primeira de Mangueira, atual campeã do Grupo Especial, foi escolhida por 26,4% dos leitores do site CARNAVALESCO como dona do melhor samba-enredo para o Carnaval 2020.
10 Melhores sambas-enredos da história (por ordem cronológica)
Enredo e Samba 2020: Viradouro conta a história de mulheres que lutaram para construir o Brasil.
Samba-Enredo 2020 - Viradouro de Alma Lavada.
No Carnaval carioca, a Viradouro estreou no antigo Grupo 4 e foi ascendendo de grupos até conquistar o campeonato do Grupo 1, em 1990, com o enredo “Só vale o escrito”, do carnavalesco Max Lopes e samba de Adir, Odir Sereno, Gelson e Gilberto Barros.
Além de ouvirem do dirigente uma avaliação sobre o desfile deste ano, os líderes foram apresentados aos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, que assinarão o Carnaval 2020 da escola de Niterói.
A Viradouro foi campeã do Carnaval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (26). A escola teve um enredo "Viradouro de alma lavada", que homenageou as Ganhadeiras de Itapuã, descendentes de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços na capital baiana para comprar a alforria.
O Carnaval de 2020 será no fim de fevereiro. O "sábado gordo", como é chamado o sábado de Carnaval, início oficial da festa, cairá no dia 22 de fevereiro. A terça-feira de Carnaval cairá em 25 de fevereiro. ... No dia seguinte, em 26 de fevereiro, será a Quarta-Feira de Cinzas, quando começa a Quaresma.
Unidos do Viradouro
Foi campeã do Grupo Especial duas vezes, em 1997 e 2020, da Série A em 1990 (quando era denominado Grupo 1), 2014 e 2018 e da Série B em 1989 (na época chamado de Grupo 2). Durante muitos anos disputou a hegemonia do carnaval de sua cidade com a Cubango, se sagrando campeã por dezoito vezes.
A Unidos de Viradouro cumpriu o que prometia e lavou sua alma na Sapucaí no Carnaval 2020 no Rio de Janeiro. A escola conquistou o segundo título de sua história nesta quarta-feira (26), com o enredo Viradouro de Alma Lavada. O último título havia sido conquistado em 1997.
Entre 1947 e 1985 a escola disputou o carnaval de Niterói, e somente desfilava na capital esporadicamente. Em Niterói tinha grande hegemonia, tendo sido campeã por 18 vezes.
A escola de samba Águia de Ouro é a campeã do grupo especial do carnaval de São Paulo de 2020.
Feriados nacionais para o ano de 2020
Portela