O corpo segmentado é visível externamente na forma de anéis, com sulcos bem marcados separados um dos outros. Algumas estruturas, como os órgãos excretores e os gânglios do sistema nervoso, se repetem internamente em cada segmento, também chamado de metâmero. Dizemos por isso que o corpo dos anelídeos é metamerizado.
Corpo não segmentado ou indiviso: corpo que não apresenta qualquer divisão.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Veja a seguir as principais características desses grupos!
Os diplópodes apresentam dois pares de patas por segmentos, e seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Os quilópodes possuem apenas um par de patas e corpo dividido em cabeça e tronco. Como exemplo de diplópodes, podemos citar o embuá, e entre os quilópodes, está a lacraia.