Afrodite
Afrodite
Além disso, cada deusa apresenta um significado e mensagem a transmitir.
Afrodite era filha de Zeus, o deus dos deuses e dos homens, e Dione, deusa das ninfas. Ela nasceu na Ilha de Creta com uma beleza estonteante, sendo muito vaidosa, sedutora, charmosa e vingativa. Reza a lenda que ela já nasceu adulta no mar e por isso, o nome “Afrodite” significa “nascida da espuma”.
Mitologia. Vênus, a deusa do amor e da beleza, é equivalente a Afrodite na mitologia grega. ... A deusa Vênus era esposa de Vulcano, porém mantinha relações extraconjugais com Marte, o deus da guerra. Ela possuía um olhar vago, os seus olhos eram o ideal da beleza feminina, ela possuía um carro puxado por cisnes.
A "conquista" de Afrodite O deus Dionísio, então, sugeriu à Hefesto que ele poderia reivindicar Afrodite para si mesmo, se ele fosse libertar sua mãe. Ele aceitou a ideia e subiu ao Olimpo com Dionísio, liberou sua mãe e casou-se com Afrodite.
Afrodite foi muitas vezes infiel e teve outros filhos: com Ares, divindade da guerra, teve, entre outros filhos, Eros, deus do amor, Harmonia, deusa da harmonia e Fobos, deus do medo. Com Hermes teve Hermafrodito, e com Dionísio teve Príapo.
Pode-se falar em uma "morte" de Afrodite no sentido simbólico: como é a deusa do amor, ela "morre" em qualquer época em que não haja amor, sendo simbólico, por exemplo, dizer que Afrodite "morreu" durante guerras ou que ela "morre" quando casamentos são desfeitos.
História de Zeus Zeus era filho de Cronos, o mais forte dos titãs, que casou-se com sua irmã Reia. Tiveram muitos filhos: Zeus, Poseidon, Hades (Plutão), Hera, Héstia e Deméter.
6- Aquiles se feriu no tendão.
Egisto, seduziu Clitemnestra e convidou Agamemnon para um banquete, onde este foi traiçoeiramente morto. Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra.
Cronos, o mais jovem, assumiu a liderança da luta contra Urano e, usando uma foice oferecida por Gaia, cortou seu pai em vários pedaços.
A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.
O nome tendão de Aquiles vem da mitologia grega. A obra “Ilíada”, de Homero, onde Aquiles é filho do rei Peleu e da deusa Tétis, relata que o semideus é protegido porque sua mãe o mergulhou nas águas do rio Estige, logo após o seu nascimento.
Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu. Na obra “Ilíada” do poeta grego Homero, ele narra a Guerra de Troia onde uma das figuras principais é o guerreiro Aquiles.
Como havia sido previsto por Heitor, em seu último suspiro, Aquiles foi morto posteriormente por Páris, com uma flecha envenenada (no calcanhar, de acordo com a versão de Estácio). Em certas versões do mito, o próprio deus Apolo teria guiado a seta de Páris.
Na mitologia grega, Pátroclo ou Pátroklos (em grego: Πάτροκλος, "glória do pai") é um dos personagens centrais da Ilíada, era filho de Menécio e, supostamente, amante de Aquiles, apesar de isso não ser explícito no livro.