A Vegetação da África A floresta equatorial, responsável pelas maiores umidades do continente, encontra-se nas zonas de baixas latitudes e mantém-se cercada por uma floresta tropical úmida, enquanto nos extremos norte e sul habita a vegetação mediterrânea.
clima tropical
A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
- Aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento do solo; - Assoreamento dos rios e lagos, que resulta do aumento da sedimentação, que provoca enchentes; ... - Elevação das temperaturas locais e regionais, como consequência da maior irradiação de calor para a atmosfera a partir do solo exposto.
Quais são os impactos do desmatamento?
A retirada da vegetação natural de um ambiente prejudica os outros seres vivos desse lugar. O desmatamento é um impacto ambiental, realizado pelo homem, e que ocorre principalmente por causa das atividades agropecuárias e pelos impactos causados pela industrialização e urbanização.
Nós, seres humanos, precisamos da natureza e dos seus recursos para sobreviver. Neste sentido, a vegetação mostra-se importante para a manutenção do equilíbrio ecológico da fauna e flora. A vegetação, quando ativa ou viva, contribui de forma significativa para o bem do planeta.
O Brasil perdeu 87,2 milhões de hectares de áreas de vegetação nativa de 1985 a 2019, o equivalente a 10% do território nacional. ... Já o Cerrado perdeu 28,5 milhões de hectares. Proporcionalmente, porém, o Cerrado foi o bioma que mais viu a sua área desaparecer, superando 21% do total da savana.
São muitos os benefícios do ciclo da água e da vegetação para a qualidade de vida. Entre eles, destacamos: A estabilização da temperatura pela evapotranspiração e a presença de nuvens que barram parte da irradiação solar. Manutenção da qualidade da água pela filtração, evaporação e evapotranspiração.
A cobertura vegetal regula fluxo de água em uma bacia hidrográfica, uma vez que aumenta o armazenamento, reduz a erosão e sedimentação dos cursos d'água, diminui o risco de inundações e melhora a qualidade da água. A principal forma de abastecimento das bacias hidrográficas é por meio da precipitação.
A cobertura vegetal melhora as características químicas, físicas e biológicas do solo. Além de protegê-lo, ela, por meio do processo de simbiose, fixa o nitrogênio do ar (até 157 kg/ha de nitrogênio), fertilizando o solo.
A cobertura vegetal exerce papel fundamental na proteção das unidades geoambientais contra os processos morfogenéticos (erosão do solo), com isso, para cada tipo cobertura vegetal foram atribuídos valores de vulnerabilidade de acordo com a capacidade de proteção dessa cobertura aos processos de erosão do solo.
A conservação do solo consiste em dar o uso e o manejo adequado às suas características químicas, físicas e biológicas, visando a manutenção do equilíbrio ou recuperação.