Um remédio caseiro que pode auxiliar o tratamento, é a sopa de sementes pretas de gergelim, amoras e arroz, que fornece nutrientes, principalmente vitaminas do complexo B, que ajudam a reduzir os sintomas de abstinência de álcool.
Para minimizar os efeitos da bebedeira, o ideal é consumir algo antes ou durante o uso de álcool, para diluir o líquido e acelerar o esvaziamento do estômago. Também é importante alternar os drinques com goles de água, para não desidratar.
Beba muita água para desinchar A lógica é simples: quanto mais água você beber, mais precisará fazer xixi e, consequentemente, mais rapidamente eliminará os líquidos retidos e as toxinas que estão saturando seu organismo e inchando seu corpo.
Para combatê-lo, o expert recomenda: - Beber muito líquido para aumenta produção de urina, fazendo com que o líquido retido pelo organismo também seja eliminado.
Beba cerveja de maneira lenta e estável para garantir moderação. O fígado leva cerca de uma hora para processar a bebida e, portanto, consumir álcool em um período inferior a 60 minutos fará com que o corpo a diminua sua capacidade de queimar gordura.
“A maioria dos petiscos que consumimos junto com a cerveja são ricos em sódio, componente que provoca retenção de líquidos e, consequentemente, incha a barriga. Para piorar, a própria cerveja também possui sódio, o que intensifica a sensação”, ressalta Ana Paula.
Normalmente, a relação dos pés inchados com a bebida ocorre principalmente por causa da desnutrição ou cirrose. No entanto, se a pessoa não consome bebidas alcoólicas com frequência, o inchaço pode ser sinal de alteração na circulação e linfedema (problemas nos vasos linfáticos).
Remédios diuréticos para desinchar
Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.
Ascite. A ascite, chamada popularmente de barriga d'água, é o nome que se dá ao acumulo de líquido dentro da cavidade abdominal. A ascite é quase sempre o sinal de algum doença mais séria, como a cirrose hepática.