Existem erros que passam despercebidos, mas o bom ouvido logo acusa uma falta de eufonia no trecho “que realizar-se-á”. Como o pronome relativo que tem a faculdade de atrair as partículas átonas, como o se, o correto é redigir assim: Convidamos para a feira do gado, que se realizará de 12 a 15 de março.
Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Agora observe: Quando eu puder te ajudar, assim farei!
10 permissão, autorização, procuração, delegação, atribuição, mandato.
adjetivo, substantivo masculino e feminino Que ou aquele que é sagaz, astucioso; velhaco, finório, espertalhão.
Significado de desandeiro: 1 - Ago que desanda, que sai diferente ou ao contrário do planejado.
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar. A forma básica de colocação pronominal é enclítica, ou seja, depois do verbo. ...
I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.
Na teoria, todos nós sabemos quais são os pronomes pessoais -- me, te, se, nos, vos, lhe(s), o(s), a(s) e quando usá-los. Eles podem ser usados, na língua padrão, antes do verbo (próclise), depois do verbo (ênclise) e no meio do verbo (mesóclise).
Próclise é a colocação do pronome antes do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Mesóclise (pronome no meio do verbo) e Ênclise (pronome depois do verbo)....Quando Usar a Próclise
A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.