[Brasil] Característica do que ou daquele que demonstra arrogância, pretensão; excesso de confiança acerca de si próprio; cujo comportamento denota superioridade em relação aos demais: infelizmente, aquele convencido vem sempre à festa.
Cético é um adjetivo que serve para caracterizar um indivíduo que é apoiante do ceticismo. O cético é uma pessoa que não acredita, que duvida ou se apresenta como incrédulo e descrente. ... Exemplo: "Muitas pessoas acreditam que há vida inteligente em outros planetas, mas eu sou cético a respeito disso".
No senso comum, uma pessoa cética é aquela que vê tudo a partir deum dogmatismo negativo, ou seja, seu juízo sobre as coisas é sempre condicionado por um sentimento de descrença, o que é totalmente diferente de cultivar um espírito questionador. No dogmatismo negativo, há uma negação ranzinza, amarga, improdutiva.
A partir disso, entendemos que quando falamos que uma pessoa é dogmática, isso significa que é uma pessoa que afirma uma opinião sem admitir contestação. A atitude dogmática é submissa e autoritária ao mesmo tempo.
O Ceticismo é qualquer situação de questionamento em relação a algum conhecimento, fatos e opiniões. A doutrina de questionamento foi fundada no século IV a.C., pelo pintor Pirro de Elis e seu discípulo Tímon. A corrente acredita que os indivíduos não vão chegar a nenhuma certeza sobre a vida ou ciência.
O cético religioso, é aquela pessoa que questiona e duvida de tudo que lhe é dito e afirmado como verdadeiro na religião. Eles não defendem dogmas e também não leva em afirmação se um determinado fato é legítimo ou falso.
Doutrina em que certas questões , por estarem além do entendimento humano, não podem ter uma resposta segura.
O pirronismo é considerado como uma forma de ceticismo pois seu fundador, Pirro, defendia que nenhum conceito deveria ser dado como verdadeiro se não fosse provado acima de qualquer dúvida razoável, de modo que ninguém deveria simplesmente aceitar nada como se verdade fosse.