O plantio da safra normal ocorre em fevereiro, para que a colheita aconteça entre os meses de dezembro a julho (6 meses), e a safrinha do maracujá é entre os meses de agosto e setembro, para obter os frutos de março até julho.
Para manter os frutos, forneça nutrientes e água em quantidade suficiente. Por ser uma planta de crescimento vigoroso e de várias fases de crescimento simultâneas, faça a cada mês adubação com a mesma proporção de nitrogênio e potássio e irrigue a cultura sempre que os seus ponteiros se apresentarem murchos.
A recomendação técnica é a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.
Essa é a técnica utilizada pelos agricultores José Landim e João Oliveira, parceiros há um ano na produção de maracujá. Na área de um hectare e meio, os dois plantam três variedades da fruta e conseguem colher até 80 toneladas por hectare, quase sete vezes mais que a média nacional de 12 toneladas por hectare.
O maracujazeiro pode ser cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Os solos mais indicados são os arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados. O solo deve ser profundo, arenoso ou levemente arenoso e bem drenado, pois, o encharcamento favorece a ocorrência de doenças do sistema radicular.
Tratamento e Plantio das estacas - Preferencialmente, as estacas devem ser plantadas no mesmo dia da colheita. Antes de fazer o tratamento com o fitohormônio, deve-se cortar a base ou o pé da estaca em aproximadamente 0,5 cm para eliminar a parte oxidada ou escura, facilitando assim, a penetração do hormônio e da água.