46
Uma célula haploide conta com metade do material genético, são células que sofreram meiose, por exemplo o ser humano, conta com 46 cromossomos, mas suas células haploides, que são usadas na reprodução sexual, contem 23 cromossomos. Na mosca das frutas, uma célula haploide portanto possui quatro cromossomos.
De acordo com os resultados do trabalho publicado pelo consórcio internacional, o arroz tem 12 cromossomos e cerca de 41 mil genes, sendo provavelmente o organismo vivo conhecido com maior número de genes até hoje determinados. “Infelizmente, sabemos a função de apenas 50% desses genes.
Além disso, ele tem muitas repetições distribuídas nos seus 21 cromossomos, que podem ser divididos em três “subgenomas” (A, B e D) com sete cromossomos cada vindos das plantas que se cruzaram em milhões de anos para dar origem à espécie moderna.
Sendo assim, o zigoto do cavalo herda 32 cromossomos do gameta masculino mais 32 cromossomos do gameta feminino, sendo no total, 64 cromossomos.
O número de cromossomos varia de espécie para espécie. Nos seres humanos, existem 46 cromossomos nas células somáticas (todas as células do corpo, exceto as células reprodutivas). Nas células reprodutivas, há apenas 23 cromossomos, metade do número da espécie.
Segundo a doutoranda em Ciência Animal, Maria Paula Rajão, os cães e gatos possuem um número diferente de cromossomos do que os seres humanos, tendo os cães 39 pares e os gatos 19. “Desse modo, o cromossomo 21 em cães e gatos terá funções diferentes do que nos seres humanos.
O bo- roró-do-Sul tem 38 cromossomas, dos quais 20 metacêntricos- com o centrômero bem no meio. ""' AI\ ....
Uma cenoura tem 18 cromossomos, um canguru tem 16, uma carpa tem 100, um grande tubarão branco tem 82, e uma borboleta azul atlas tem 450.
Os 23 pares —sim, 46 cromossomos— que carregam cada humano de informação genética e que carregamos todos pimpões para misturar e replicar por aí não são nada perto dos 224 a 226 pares —448 a 452 cromossomos— da borboleta Polyommatus atlantica.
Sim, o rato tem osso. Essas são as principais funções realizadas por alguns dos ossos presentes nos ratos: Crânio: entre suas funções destaca-se a proteção da estrutura mais importante, o cérebro. Ao mesmo tempo, ele apoia outros órgãos, como é o caso dos olhos.