Vale destacar que os exercícios aeróbicos devem estar presentes minimamente nos treinos dos ectomorfos , pois, devido à queima calórica, podem acelerar o processo de emagrecimento. Por isso, opte por fazer, no máximo, três vezes por semana e em curtos períodos de duração.
O ectomorfo precisa comer bem se quiser ganhar massa muscular, pois esse biotipo precisa ingerir muitas calorias para conseguir construir músculos. Além disso, com a prática de exercícios de força, as necessidades energéticas será aumentada e se você não atingir a quantidade de macros, não haverá muito progresso.
As pessoas de corpo ectomorfo são aquelas com metabolismo acelerado e que quase sempre têm uma grande dificuldade em ganhar peso, pois queimam calorias muito rápido. A aparência do corpo é de uma pessoa magra com ombros curtos, peitoral plano e ossos pouco densos.
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
Coma uma quantidade boa de proteínas (carnes, ovos, leite), uma boa quantidade de carboidratos e também de gorduras boas. Em questão de treino, os ectomorfos precisam de treinos intensos e investir no descanso. Treinar pesado 3 vezes por semana, pois treinar todos os dias irá acelerar mais ainda o metabolismo.
5 regras básicas para deixar de ser magrelo e crescer de verdade
Para aumentar a massa muscular deve-se praticar exercícios, como a musculação, e ter uma alimentação rica em legumes, frutas e proteínas, como carnes e leite e derivados, evitando sempre os produtos industrializados e prontos para o consumo.