A rega da Jabuticabeira tem que ser diária, até encharcá-la mesmo e as folhas também podem ser molhadas (tudo para enganar a planta e deixá-la no ambiente mais natural possível, como se estivesse ao ar livre).
Trato. A jabuticabeira exige irrigação diária para manter as folhas vistosas e produzir flores e frutos. Porém, lembre-se que tanto o excesso quanto a falta de água podem ser prejudiciais à planta, por isso, observe o comportamento do vegetal e a umidade do solo.
Normalmente, em São Paulo, a maioria das variedades de jabuticabeira florescem entre agosto e novembro, podendo haver mais de uma floração no ano dependendo do cultivo correto. Em diferentes regiões do Brasil pode-se notar florescimento em abril e maio, dependendo da espécie de jabuticabeira e variedade.
Segundo ele, a técnica da alporquia é o jeito mais rápido. “Você deve escolher um galho onde já exista a madeira, um centímetro é o ideal. Com uma ferramenta cortante é feito um anel na planta, depois é preciso fazer um curativo na árvore. Na sequênia é necessário um produto que retenha a umidade da planta.
Os especialistas indicam duas retiradas por ciclo, período que vai de setembro a janeiro. – Nós fazemos as podas na parte interna para entrada de sol, tem que fazer essas podas de limpeza , em torno dele geralmente faz uma coroa ou é roçado, e em geral a lichia não precisa ser capinada.
Para lichieiras grandes (copas com 4 a 5 m de altura) coloque 750 gramas de NPK Para lichieiras médias (copa com 3 m de altura) coloque 500 gramas de NPK Para lichieiras pequenas (copas com até 2 m de altura) coloque 250 gramas de NPK Adubar ao redor da projeção da copa.
Como evitar problemas nos pés de lichia Segundo ele, o florescimento começou de forma mais regular em agosto, quando já deveria ter se encerrado. De setembro até o dia 10 de outubro aproximadamente, a florada se intensificou, mas com o aumento das ondas de calor e da seca, a formação do fruto ficou comprometida.
Cuidar de um pé de lichia não é difícil – esta árvore gosta de sol, ventilação e solo fresco e bem drenado, adubado. É importante que a superfície em volta da sua árvore de lichia se mantenha permanentemente limpa de resíduos (galhos, folhas e frutos).
É uma planta subtropical de grande porte, com altura de 10 a 15 m, semelhante à mangueira. Apresenta tendência de desenvolver ramos direcionados para o solo. A produção se inicia entre o terceiro e quinto anos, para mudas propagadas vegetativamente, e após os dez anos em plantas obtidas por sementes.
Adubação de plantio: colocar 20 litros de esterco de curral, ou 5 litros de esterco de galinha. Adubação de formação: durante 4 anos, fazer adubação com 20g de N; 40g de P2O5 e 30g de K2O aplicados por planta e por ano, parcelados em quatro vezes nos meses de agosto a novembro.
Um dos melhores métodos para produção de mudas de lichia é a alporquia, por meio do qual o crescimento de raízes é estimulado em uma parte da própria planta. Em um ramo da lichieira a ser multiplicada, faça, inicialmente, um anelamento com a largura de um dedo e cerca de 2 centímetros de diâmetro.
Mudas de lichia grande Vende-se mudas de lichia por 150.
O primeiro passo para o plantio é posicionar a manta drenante no fundo do vaso, o objetivo é que a terra não escape pelo dreno e ao mesmo tempo permita que a planta respire. Em seguida a manta deve ser coberta com argila, aproximadamente 5 cm de altura e sobre esse material coloque mais uma camada de manta.
Retire a semente, limpe, seque bem e coloque no vaso com substrato. Faça um buraco 1 vez o seu tamanho deitada, cubra com substrato e regue novamente. A árvore demora no mínimo uns 3 anos para produzir fruto, mas depois dá fruto por muito tempo.
Antes de levá-la ao seu local fixo de plantação, é necessário plantá-la num vaso ou até mesmo algodão. Quanto a terra, ela pode ser plantada em terras pouco férteis e não muito úmidas, pois esta não se dá tão bem com a umidade. Ela pode ser molhada a cada dois dias.
Para plantar no vaso deixe a terra pouco úmida e deposite as sementes sobre o solo, sem enterrar pois elas precisam de sol. Para o algodão o processo é o mesmo, deixe os úmidos e as sementes sobre os mesmos. Nesta fase você pode utilizar o GA3.
Como germinar semente de Lichia?
Sementeira e plantação da planta da chia Semeie a chia individualmente, em vasos pequenos, potes de iogurte ou naqueles tabuleiros de isopor esferovite) divididos em quadradinhos. Lance as sementes de chia sobre o substrato ligeiramente húmido, sem as cobrir.
Para cultivar lichia em vaso é fundamental utilizar vasos de, no mínimo, 40 litros e preparar um solo drenado, profundo e rico em matéria orgânica.
A Salvia hispanica, popularmente conhecida como chia ou sementes de chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como o alecrim e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas (e Colômbia).
A chia pode tanto ajudar a emagrecer como diminuir o inchaço do corpo, melhorar a aparência da pele, equilibrar níveis de colesterol, evitar a pressão alta e combater o câncer. A chia tem o efeito de causar sensação de saciedade ao ser ingerida pelo organismo e diminuir o apetite.
Listamos, a seguir, os principais benefícios de incluí-la na alimentação.
“A melhor forma de consumo é a chia hidratada. Isso porque, assim como os grãos, as sementes secas possuem substâncias antinutricionais que, a longo prazo, podem ser ruins para o corpo. Deixá-la de molho (na água) despreza essas substâncias”, afirma Luanna.