Características
Ao acreditar que sua inteligência lhe permite transcender tabus morais, Raskólnikov isola-se de sua própria humanidade. Embora haja uma preocupação com a moralidade no livro, "Crime e Castigo" nunca é visto como meramente moralizador, com cada personagem expressando sua própria voz distinta e convincente.
Não só ele apresenta a sociedade e põe em pauta sérios problemas sociais, como suas obras também se aprofundam no psicológico de cada um dos personagens, explorando assim não somente a humanidade como um grupo disfuncional, mas a própria mente em si, focalizando o ser humano como um ser complexo e único.
Fiódor Dostoiévski
1866
A alienação é o tema principal de “Crime e Castigo”. ... No final, ele encontra a alienação total. Somente no Epílogo, quando ele finalmente percebe que ama Sonya, Raskólnikov rompe o muro de orgulho e egocentrismo que o separou da sociedade.
A história de “Crime e Castigo” é sobre o protagonista Raskonlnikov, um ex-aluno brilhante, que por razões econômicas não pode mais estudar e por razões de penúria luta para se manter na cidade de São Petersburgo.
Os Irmãos Karamazov são muito diferentes uns dos outros, como se pode imaginar. Dimitri, Alyosha e Ivan. Cada irmão é impulsionado por diferentes filosofias ou visões de mundo, e todas essas diferentes filosofias disputavam a preeminência na Rússia do tempo de Dostoievski.