Tipos de voz passiva. A voz passiva é subdividida em dois tipos: voz passiva analítica e voz passiva sintética. Ambas possuem um sujeito paciente, ou seja, um sujeito que sofre ou recebe uma ação. O que difere os dois tipos de voz passiva é estrutura de frase que cada um segue.
A passive voice (voz passiva) é um tipo de construção frasal onde o sujeito é paciente, ou seja, sofre a ação da frase em vez de praticá-la. É destacado o que acontece com o sujeito, porém, sem enfatizá-lo. Exemplo: The car was washed. (O carro foi lavado.)
Para formar a voz passiva em inglês, o objeto da voz ativa passa a ser o sujeito da voz passiva, e o sujeito da voz ativa passa a ser o agente da voz passiva. Como a frase está na voz passiva, desta vez queremos dar ênfase na ação de as roupas estarem sendo lavadas.
A voz ativa é a que utilizamos mais regularmente, com esta estrutura de frase: Sujeito + verbo + objeto. Já a estrutura da voz passiva é esta: Objeto + verbo to be (no mesmo tempo do verbo principal) + verbo principal em past participle + preposição by + sujeito.
O past perfect é usado para expressar uma ação que ocorreu no passado antes de uma outra ação ter ocorrido. Esse tempo verbal é marcado pela forma: Sujeito + had + verbo principal no particípio passado + complemento The movie had already started when I got home yesterday.
O past perfect é formado pelo simple past do verbo to have (had) + o particípio do verbo principal. É necessário observar que o particípio dos verbos em inglês será formado de duas formas: os regulares, pelo acréscimo da partícula “-ed”; e os irregulares que possuem, cada um, sua própria forma.
O Past Perfect Continuous é formado pelo verbo to have (had) conjugado no simple past (passado simples) + verbo to be (been) conjugado no past perfect (passado perfeito) + gerúndio (-ing) do verbo principal.
O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada.
O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Ele é geralmente utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplos de frases: Diogo falara de seus pais.
Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.
Portanto, os três tempos fundamentais que o verbo pode indicar são: o presente, o passado (que chamamos de pretérito) e o futuro. O tempo presente enuncia o fato como atual, e a ação, como praticada no momento em que se fala.