In loco é a forma correta de escrita desta expressão. As formas in locu e in locus estão erradas. A expressão latina in loco significa no lugar ou no próprio lugar, sendo sinônima da expressão latina in situ. É muito utilizada em linguagem oral e em linguagem escrita, principalmente no âmbito jurídico.
Entende-se como estabelecimento inócuo ou virtual aquele exercido na residência do empresário, titular ou sócio, na hipótese em que a atividade não gere grande circulação de pessoas; ou em que a atividade exercida for tipicamente digital, de modo que não exija estabelecimento físico para a sua operação.
Mastectomia total, mastectomia preservadora de pele, adenectomia, ressecção segmentar e radioterapia complementar, são as formas de tratamento que podem ser empregadas no controle do carcinoma ductal in situ.
O carcinoma ductal in situ, também conhecido como carcinoma intraductal, é considerado não invasivo ou câncer de mama pré-invasivo. Isso significa que as células que revestem os ductos são cancerígenas, mas não se disseminaram através das paredes dos ductos para o tecido mamário adjacente.
A caracterização de câncer in situ ocorre quando o tumor não ultrapassou a membrana basal, estando presente apenas no local inicial. Já o câncer invasivo é caracterizado quando a doença já ultrapassou a membrana basal e dessa forma tornou-se invasivo ou infiltrativo.
O carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante) é o tipo mais comum de câncer de mama. Cerca de 80% dos cânceres de mama invasivos são carcinomas ductais invasivos. Se inicia em um ducto mamário, rompe a parede desse ducto e cresce no tecido adiposo da mama.
O que é carcinoma invasivo de mama de tipo não especial com achados medulares? É um tipo raro de carcinoma especial e que ocorre em menos de 1% dos casos. Existem três tipos: clássico, atípico e o carcinoma com achados medulares. Geralmente ocorre próximo dos 50 anos.
Nos tumores com amplificação do gene HER2, as células passam a produzir muito mais proteína HER2 que o normal. Se a quantidade desta proteína está maior que um certo nível, dizemos que a paciente é HER2 positivo; se a quantidade da proteína é normal, dizemos que a paciente é HER negativo.
O Ki-67 (ou MIB-1) é um marcador utilizado na avaliação imunoistoquímica do câncer de mama. Trata-se de uma substância liberada durante a divisão celular. Portanto, os tumores que se dividem mais tem Ki-67 mais elevado.
A imuno-histoquímica é um exame que permite detecção de antígenos específicos e imunofenotipagem de tecidos ou agentes infecciosos. É um exame muito útil na avaliação confirmatória de um determinado diagnóstico, podendo ser utilizado também na avaliação prognóstica de pacientes, especialmente na rotina oncológica.
O exame de imuno-histoquímica é utilizado como um estudo complementar do diagnóstico anatomopatológico ou para fins de investigação científica. O processo detecta e analisa componentes tissulares (antígenos – Ag) através da reação de anticorpos específicos (Ac) e uso de cromógenos (reagentes de cor).