A obturação do dente é um procedimento odontológico muitas vezes utilizado no tratamento de cáries, que tem como objetivo tapar perfurações que tenham sido formadas nos dentes devido ao excesso de microrganismos na boca e maus hábitos de higiene, causando dor e desconforto.
Como no tratamento dentário, o dentista necessita tirar parte do dente que tenha acontecido algum dos casos citado acima, isso é para que a recuperação aconteça o mais rápido possível e que o dente se mantenha funcional para o paciente.
Sendo assim, selecione o cone principal de diâmetro igual à lima principal do preparo de cada canal, utilizando testes visual, táctil e radiográfico. Em seguida, desinfete o cone principal e os secundários, colocando-os num pote dappen repleto de hipoclorito de sódio a 1%.
Sendo assim, promova uma abertura adequada para sua visualização, lembre-se: pequenos preparos grandes problemas! Seja conservador, mas faça uma abertura suficiente para a facilitação do seu procedimento.
Para fazer esse tipo de procedimento, o dentista pode escolher a amálgama ou a resina. Cada material apresenta a sua devida eficiência e o dentista responsável ira explicar a diferença entre materiais.
Portanto, para a execução da técnica de obturação do dente é fundamental serem seguidos princípios biológicos, científicos, e mecânicos, pautados no conhecimento da anatomia interna do dente.
No tratamento endodôntico, realiza-se a obturação do canal radicular, e este procedimento busca prevenir ou tratar o desenvolvimento de lesões perirradiculares, devolvendo saúde ao elemento dental. Neste texto vamos descrever tudo que você precisa saber sobre a obturação do dente.
Contudo, o sucesso do tratamento, é determinado somente após alguns anos de sua execução, pois depende de muitos fatores que poderão ser observados a longo prazo. Um dos fatores determinantes do sucesso é a execução correta da técnica para a obturação do dente.
Agora que já conhece os tipos de matérias que podem fazer uma obturação, algo que é muito comum no consultório dentista é se o paciente sentirá algum tipo de dor enquanto faz o procedimento, por isso, será o próximo tópico deste artigo.
A obturação consiste em um dos últimos passos para o tratamento de cárie e, por isso, é feito sob anestesia local. Após a retirada do tecido com cárie, é aplicado o obturador para tapar o "buraquinho" e, assim evitar o desenvolvimento de cárie novamente. Veja mais detalhes sobre o tratamento para cárie.
Normalmente, utiliza-se no máximo 3 cones de papel para secar adequadamente o canal, se os cones de papel ainda evidenciarem a presença de umidade-exsudação após esse número, provavelmente estamos diante de um processo inflamatório persistente ou contaminação residual.
LEIA TAMBÉM: Saiba quanto custa uma obturação e o que você precisa sobre!
Porém, há situações em que a obturação pode ser feita sem qualquer anestesia não implicando também nenhum tipo de dor, ou então apenas uma sensibilidade ligeira enquanto é feita à remoção da cárie.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Sendo assim, após o preparo completo, normalmente na segunda sessão, avalia-se o pós-operatório, o qual deve ser feito no mínimo 72 horas após o preparo e o paciente não deve relatar dor.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
De maneira geral, a obturação dentária é um procedimento usado para tratar e evitar a evolução de cáries e outros traumas causados aos dentes. “Ela cobre perfurações que tenham sido formadas nos dentes devido ao excesso de microrganismos na boca e maus hábitos de higiene, que causam dor e desconforto”, explica a dentista. Nesse sentido, a obturação com resina ou outros materiais serve para restabelecer as funções do dente e evitar que haja infiltrações por bactérias, que podem causar danos ainda maiores. Por consequência, a obturação dentária também é responsável por devolver a estética perdida devido a algum problema bucal.
© 2023 DentalVidas | Plano Odontológico DentalVidas LTDA CNPJ 05.983.170/0001-57. Desenvolvido por Go on digital LTDA
O preço médio de uma obturação no Brasil pode variar de aproximadamente R$ 100 (cem reais) a R$ 500 (quinhentos reais) por dente, dependendo dos fatores mencionados acima.
Sendo assim, o objetivo da obturação é o selamento de toda cavidade endodôntica, abrangendo a sua abertura coronária até o seu término apical. Portanto, o material obturador deve preencher todo o espaço ocupado anteriormente pela polpa dentária, promovendo um selamento tridimensional.