Possuem processo espinhoso não bífido e um corpo vertebral de tamanho médio, com “forma de coração”. A porção lombar contém 5 vértebras, com forame vertebral de tamanho reduzido e processo espinhoso caracteristicamente curto e com projeção posterior.
Corpo vertebral - a grande parte cilíndrica localizada anteriormente que dá força à coluna. Estão envolvidos na sustentação de peso. Seu tamanho aumenta à medida que se desce na coluna vertebral. Os corpos vertebrais adjacentes são separados por discos intervertebrais.
Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
A coluna cervical é dada como uma das regiões que compõem a estrutura da coluna vertebral, ocupando a região inteira do pescoço. Sua área é formada por 7 vértebras, e sua principal função é a sustentação da cabeça.
A tensão muscular é a primeira e mais comum causa de dor na região da coluna cervical que normalmente é provocada por atividades ou comportamentos do dia a dia como ter má postura, trabalhar sentado por muito tempo, dormir na posição errada ou fazer contração dos músculos do pescoço durante o exercício físico.
Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar as dores nas costas:
Não, em geral a escoliose não causa falta de ar. Para saber se a escoliose é algo para se preocupar, seria necessário medir a curva, na radiografia (raio x). A dor nas costas pode irradiar para costelas e pode ser pela presença até de uma hérnia de disco (coluna) neste local da dor.