O principal documento, pós "Declaração de Alma-Ata" (1978), com essas recomendações surgiu na Primeira Conferência Internacional Sobre Promoção da Saúde realizada em novembro de 1986 em Ottawa, Canadá.
Promoção da saúde define-se, tradicionalmente, de maneira bem mais ampla que prevenção, pois refere-se a medidas que "não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas servem para aumentar a saúde e o bem-estar gerais" (Leavell & Clarck, 1976: 19).
Neste sentido, a promoção de saúde deve ser encarada de uma forma ampla. Ou seja, promover a saúde é muito mais que efetuar a mera prevenção de doenças. Promover a saúde é não só melhorar a nossa condição de saúde, mas também melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar.
A proteção à saúde implica o direito de cidadania e necessita da atuação dos Estados Nacionais na garantia do seu acesso, de forma universal, e a regulação daquilo que interfere na saúde da população, considerando que esta não é mercadoria ou mero objeto de lucro 1.
substantivo feminino Ação ou efeito de proteger; apoio, ajuda, socorro: a proteção da lei. Zelo em relação a alguém ou a algo mais frágil: proteção aos direitos das crianças; proteção aos mendigos.
A prevenção geralmente vem antes da proteção e visa evitar a ameaça antes que ela ocorra. Um exemplo de prevenção para segurança comercial inclui um conjunto de regras ou lembretes sobre as melhores práticas de segurança cibernética . A proteção é o próximo passo e geralmente assume se a prevenção falhar.
Mas há uma diferença bem simples entre eles, que está na própria semântica das duas palavras. Prevenir significa: preparar, chegar antes de, impedir que se realize, agir antecipadamente. Já promover significa: impulsionar, fomentar, originar, gerar.
A saúde é "direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação" (Art. 196 CF ).
Neste contexto, a saúde do trabalhador é entendida como “um conjunto de atividades que” se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e sanitária, promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde, submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de ...
Home | Recuperação de Saúde Assumindo esse conceito, nenhum ser humano (ou população) será totalmente saudável ou totalmente doente. Ao longo de sua existência, viverá condições de saúde/doença, de acordo com suas potencialidades, suas condições de vida e sua interação com elas.
Na Divisão de Programas Especiais está inserida a atividade de Hemovigilância, que é o monitoramento e o gerenciamento dos eventos adversos relacionados ao uso de sangue e hemocomponentes utilizados nos serviços de saúde do Estado de Santa Catarina, através do sistema NOTIVISA.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo prioritário e estratégico para a qualificação do cuidado e a melhoria do acesso à Atenção Básica, formada por equipes multiprofissionais, compostas por agentes comunitários de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico de família e comunidade, cirurgião-dentista, ...
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o ...