São dispositivos ópticos que funcionam pela refração da luz. Elas podem ser classificadas como convergentes e divergentes de acordo com o formato.
Podemos compreender a visão dos olhos como “parte da realidade” que nos cerca, pois é necessário muitas vezes que o humano precise ver para acreditar.
As lentes divergentes são capazes de formar apenas um tipo de imagem, pois, qualquer que seja a posição de um corpo (representado em azul) diante de uma lente divergente, sua imagem (representada em vermelho) é virtual, direita e menor. Lentes desse tipo são utilizadas para a correção da miopia.
Uma lente é convergente se a luz, ao atravessá-la, sofrer desvios no sentido e dirigir-se para um mesmo ponto. ... Uma lente é Divergente se a luz, ao atravessá-la, sofre desvio de sentido e diverge para vários sentidos diferentes.
A lente convergente, como foi falado, tem a característica de convergir os raios de luz em um ponto específico. Dessa forma, observe a imagem abaixo. ... Quando eles passam por ela começam a convergir para um ponto, que é conhecido como foco. Já a lente divergente tem a característica de divergir os raios de luz.
Resposta. As lentes convergentes tem uma curvatura para o exterior, como o nome indica, fazem convergir (aproximar) os raios de luz. As lentes divergentes, apresentam uma concavidade, como o nome indica fazem divergir (afastar) os raios de luz.
A correção da hipermetropia é feita a partir do uso de lentes esféricas convergentes, que possuem a capacidade de focalizar a luz em um ponto único. As lentes biconvexas são convergentes e, por isso, podem ser utilizadas na correção desse defeito de visão.
A diferença entre eles é que as lentes refratam a luz que as atingem, divergindo ou convergindo-a para um ponto atrás da lente, enquanto os espelhos refletem a luz que os atingem, formando a imagem num ponto a sua frente.
Resposta. O grau de ampliação de um microscópio óptico é o produto de ampliação de cada uma das lentes. Por exemplo, um microscópio com uma lente ocular que aumente 10x, e uma lente objetiva que aumente 20x, o produto final de magnificação é de 200 vezes.
Para calcular o aumento total de um microscópio teremos, pois, que multiplicar o aumento próprio da objetiva pelo aumento da ocular. Ocular: é uma lupa. As mais simples possui no seu interior duas lentes e um diafragma. No interior da ocular temos então: lente de campo, diafragma e a ocular propriamente dita.