(PUCC) Quando se observa um objeto através de uma vidraça comum, vemos: uma imagem real do objeto; uma imagem virtual do objeto. o próprio objeto.
Cálculo do desvio (d): Triângulo XYZ sen θ = d/XY sen θ = sen (i – r) = d/XY XY = sen (i – r)/d (I).
(MED. TAUBATÉ) Tem-se um aparelho que emite um feixe colimado, estreito, de luz verde. Mas o feixe é, na verdade, mistura de luz amarela com azul.
Por que isso ocorre? A luz refletida pelo peixe, ao sair da água, se aproxima mais da direção paralela à superfície da água do que antes de sair da água (isto é denominado de refração). ... Por isto ele precisa mirar abaixo da posição onde parece estar o peixe. Esta é a parte óptica da situação.
Quando este raio sai da água e vai para o ar, acontece o fenômeno da Refração. Como a luz se propaga mais facilmente no ar, esse raio de luz tenderá a se afastar da normal, fazendo com que alguns raios de luz tenham condição de atingir exatamente seus olhos, o que dá a falsa impressão de que a piscina é mais rasa.
Podemos, então, concluir que, quando a luz passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, a velocidade da luz diminui e o raio luminoso se aproxima da reta normal, isto é, o ângulo que o raio luminoso forma com a reta normal diminui.
A refração ocorre quando a luz atravessa a interface entre dois meios ópticos e transparentes, como ar e água. Quando isso acontece, a velocidade de propagação da luz muda, uma vez que essa velocidade depende de uma característica de cada meio óptico chamada de índice de refração absoluto.
O índice de refração: Quando a luz passa de um meio para outro, sua velocidade aumenta ou diminui devido as diferenças das estruturas atômicas das duas substâncias, ou de suas densidades ópticas ou índices de refração.
Isso acontece porque quando o feixe de luz atravessa a fronteira entre dois meios com índices de refração diferentes, a velocidade de propagação e o comprimento de onda se modificam. Embora não haja alteração da frequência de onda luminosa, a velocidade e o comprimento dos feixes de luz mudam.
Refringência. Dizemos que um meio é mais refringente que outro quando seu índice de refração é maior que do outro. Ou seja, o etanol é mais refringente que a água. De outra maneira, podemos dizer que um meio é mais refringente que outro quando a luz se propaga por ele com velocidade menor que no outro.
O índice de refração absoluto, por sua vez, é calculado tendo como referência o vácuo, o meio pelo qual a luz propaga-se com a maior velocidade possível.
Ano-luz (símbolo: ly, do inglês light-year) é a distância que a luz atravessa no vácuo durante o período de um ano no calendário juliano. A medida geralmente é usada por astrônomos para mensurar distâncias de estrelas e outras distâncias de escala interestelar, assim como o parsec.
( ) 300.
A velocidade da luz no vácuo é de 300.
A velocidade da luz, comumente denotada pela letra c, vale cerca de m/s, ou seja, a cada segundo, a luz viaja aproximadamente 300.
metros por segundo
Fenômenos ópticos são eventos observáveis a olho nu resultantes da interação da luz com a matéria. Entre os principais fenômenos ópticos, podemos destacar a reflexão, a refração, a absorção, a dispersão e a interferência da luz. Diversos fatos naturais relacionados à luz são decorrentes desses fenômenos.
A luz do Sol demora aproximadamente oito minutos para chegar à Terra, que está a uma distância média de cerca de 150 milhões de quilômetros, o que corresponde a uma unidade astronômica. A velocidade da luz no vácuo, simbolizada pela letra c, é, por definição, igual a metros por segundo.
oito minutos
oito minutos
8 minutos
Resposta. Resposta: Alternativa d: 8 minutos.
4,16 horas
A translação se refere ao movimento da Terra em sua órbita elíptica em torno do Sol. A posição mais próxima ao Sol, o perihélio ( ), é atingido aproximadamente em 3 de janeiro e o ponto mais distante, o afélio ( ), em aproximadamente 4 de julho.