Antiguidade. As primeiras cidades desenvolveram-se na Mesopotâmia, mais especificamente, em torno do Rio Eufrates, em torno de 3500 a.C.Estas cidades surgiram inicialmente como vilas no neolítico, como aglomerados mais densamente habitados, como centros comerciais e militares de uma dada localização.
As primeiras cidades foram construídas por ordem do Rei de Portugal para defender o território do Império Português: Salvador (1549), São Sebastião do Rio de Janeiro (1565), Paraíba (1585), São Cristóvão (1590, em Sergipe), Natal (1599) e Belém (entre 1616 e 1628). , exceções feitas a São Luís (1612), fundada ...
As primeiras cidades do Brasil são fruto da chegada dos portugueses no território brasileiro. ... A urbanização e de fato o conceito de cidade só veio com o processo de industrialização, onde o aumento do meio urbano foi possível e a saída dos indivíduos do campo para a cidade ocorreu.
Resposta:As primeiras vilas brasileiras tinham função de colonizar os territórios e foram fundadas pelos donatários das capitanias hereditárias. ... A primeira vila foi São Vicente, seguida também por Igaraçu, Vila do Pereira e Santa Cruz. Salvador – 1549. São Sebastião do Rio de Janeiro – 1565.
Respondendo a pergunta: O aparecimento das primeiras cidades está relacionado a uma revolução agrícola (desenvolvimento de tecnologia e geração de excedentes na agricultura).
Alguns historiadores apontam que Cananéia foi o primeiro povoado do Brasil; no entanto, para fins oficiais, São Vicente, também no estado de São Paulo, fundada em 1532, é considerada a primeira cidade brasileira.
22 de janeiro de 1532
Quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou ao Brasil, em 22 de janeiro de 1502, deu, à ilha, o nome de São Vicente, em homenagem a Vicente de Saragoça, um dos padroeiros de Portugal. ... Fundou, então, a vila de São Vicente em 22 de janeiro de 1532, com oposição dos nativos locais.
Situada na parte oeste da ilha de São Vicente, no atual estado de São Paulo, a vila foi fundada pelo fidalgo português Martim Afonso de Sousa. Em 1530, ele chefiou uma expedição com o intuito de explorar a nova colônia portuguesa, percorrendo todo o litoral atlântico até o Rio da Prata.
1532
Originalmente a capitania consistia em duas seções: a seção sul (a São Vicente propriamente dita que se destacou efemeramente), de Bertioga (SP) a Cananéia/Ilha do Mel (PR) e a seção ao norte, de Macaé (RJ) a Caraguatatuba (SP), interrompidas pela Capitania de Santo Amaro.
Fundada em 22 de abril de 1532, Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil, mais nova apenas que São Vicente, também localizada no Litoral Paulista.
Pouco divulgado, considerando que Cairu é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Conhecer Cairu é adquirir cultura e conhecimentos da história do Brasil. Reza a lenda local que ao entrar no Convento de Santo Antonio, coloca-se o pé direito para entrar e o esquerdo ao sair.
Salvador foi uma das cidades mais importantes do mundo, do século 17 até boa parte do século 19. A fundação da segunda cidade do Brasil foi uma necessidade de defesa da parte sul da América Lusitana. Os franceses instalaram-se no Rio de Janeiro, em 1555.
Pernambuco
Olinda é a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade. O Pelourinho, em Salvador, Bahia. A Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos foi capital e sede da administração colonial do Brasil entre 1549 e 1763.