Movimento de rotação. A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta.
A rotação, que é realizada concomitantemente a um outro movimento (translação), é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, mantendo o equilíbrio energético e a composição química que caracteriza a nossa atmosfera.
É através deste movimento que a luz do sol vai iluminando as diferentes partes da Terra e proporcionando a formação dos períodos do dia e da noite. Caso não houvesse o movimento de rotação, parte do nosso planeta seria iluminado indefinidamente e a outra parte permaneceria sempre no escuro.
O movimento de rotação tem duração de 23 horas, 56 minutos e 14 segundos. A velocidade média em que a Terra gira é de 1.
Resposta. Assim como a rotação traz os dias e as noites e a elevação do nível do mar, comparando-se litorais do Hemisfério Leste com os do Hemisfério Oeste, a translação também gera algumas consequências, como a definição das estações do ano e fenômenos como solstícios e equinócios.
Apesar de a translação e a rotação serem os principais movimentos que o planeta realiza, não são os únicos. Existem pequenos movimentos que não exercem uma influência tão grande quanto à rotação (responsável pelos dias e noites) e a translação (responsável pelo ano e estações).
Os planetas são astros sem luz e calor próprio, em sua ordem são: Mercúrio: É o menor planeta do sistema solar, o mais próximo do Sol e mais rápido, formado basicamente por ferro, pode ser visto da Terra a olho nu.
A Terra é o único planeta interno do nosso Sistema Solar que possui água líquida em sua superfície. Setenta porcento de sua superfície é coberta por oceanos onde ocorre fotossíntese. Isto faz dos oceanos o habitat principal da Terra.
Em Vênus (Afrodite para os Gregos), que é chamado de planeta irmão da Terra por ter um diâmetro muito parecido ao do nosso, a possibilidade de haver água no estado líquido ou sólido é quase nula. Porém, no estado gasoso já esta comprovado cientificamente.