De acordo com o Instituto Oncoguia, a cirurgia é o principal tratamento quando o nódulo na tireoide é diagnosticado como câncer por uma biópsia por agulha fina (PAAF). Ainda é também a conduta mais assumida no caso de diagnóstico de nódulos indeterminados.
Tireoidectomia. A tireoidectomia é o tipo de cirurgia mais comum para a remoção da glândula tireoide. Se toda a glândula é removida, é denominada tireoidectomia total.
A tireoidectomia total geralmente é realizada nos casos em que há nódulos tireoideanos com suspeita de malignidade, sinais de compressão ou desconforto no pescoço , e quando há um problema estético gerado pelo aumento da glândula (bócio ).
Uma única cirurgia custa em média R$ 18 mil, enquanto o custo do exame diagnóstico molecular é em torno de R$ 4 mil”, finaliza.
Eles podem ocorrer simplesmente por alterações da própria glândula como podem, também, ser tumores malignos ou benignos. Nódulos na tireoide são agrupamentos de células na glândula tireoide. Esses agrupamentos podem ser cistos cheios de líquido ou nódulos sólidos – compostos por células da glândula tireoide.