Declaração do escopo é o documento que registra o escopo do projeto. É nele que ficam descritos os detalhes sobre a realização do projeto e atividades que serão realizadas. A declaração do escopo nada mais é do que a materialização do escopo do projeto, e serve como uma documentação daquilo que foi planejado.
Resposta:
A falta de definição clara e formal, no início do projeto, do que não faz parte do escopo causa uma série de problemas na sua execução. Esses problemas podem ser os mais diversos, como: dúvidas do gerente de projetos e sua equipe quanto ao trabalho a ser realizado, ou litígios que podem inviabilizar a sua execução.
Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final. O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio. No caso de uma auditoria, o escopo é o objetivo que se pretende alcançar com a auditoria.
O escopo resume a ideia inicial de um projeto ou produto e define as metas, ou seja, ajuda a enxergar os objetivos. É considerado como a linha mestra que orienta a produção, o controle e as informações do projetos.
Em Ciência da Computação escopo é um contexto delimitante aos quais valores e expressões estão associados. Linguagens de programação têm diversos tipos de escopos. O tipo de escopo vai determinar quais tipos de entidades este pode conter e como estas são afetadas, em outras palavras, a sua semântica.
Escopo de Projeto é a descrição do trabalho necessário para entregar aquilo que foi pedido pelo cliente, seja um produto, serviço ou resultado. O escopo traz informações muito importantes na condução do projeto, tais como: objetivos específicos, entregas (parciais e total), tarefas, prazos, custos e por aí vai.
O que Significa Escopo? Quando falamos em escopo, estamos nos referindo à parte do planejamento onde serão designados e documentados os objetivos gerais de uma produção. Nesse ponto, se incluem todas as informações relevantes, como prazos, custos, as atividades que devem ser realizadas, assim como os seus responsáveis.
O sequenciamento das atividades de um projeto tem por finalidade identificar e documentar as relações de dependência entre as ações necessárias para concluir cada uma das entregas (deliverables) previstas.
Definir as atividades Consiste em identificar e documentar as ações que serão feitas para produzir as entregas do projeto. É nesse momento que os pacotes de trabalho identificados durante a elaboração da EAP (Estrutura Analítica do Projeto) serão decompostos em atividades.
Uma lista de atividades de gerenciamento de projetos deve detalhar alguns pontos importantes de cada uma delas, os chamados atributos da atividade, como um identificador, uma descrição do escopo de trabalho em cada atividade a ser realizada e os recursos necessários para executá-las, entre outros.
A lista das atividades contém todas as atividades do projeto. Ela é criada no processo Definir as atividades, dividindo-se o pacote de trabalho da EAP em componentes menores, que são as atividades necessárias para executar o pacote de trabalho.
Como montar um cronograma de projeto em 7 passos
Confira quais são elas:
7 passos para um cronograma de atividades diárias eficiente
Para fazer esse calendário, é só colar quadradinhos coloridos em uma cartolina e colocá-la em uma moldura. Você pode reorganizar os dias todo mês, escrevendo com uma caneta própria para vidro. Veja aqui. Com uma moldura, arame e mini pregadores, faça um pequeno varal de fotos.