29 de março de 1549
Era fundada oficialmente a cidade de Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos, que desempenhou um papel estratégico na defesa e expansão do domínio lusitano entre os séculos XVI e XVIII, sendo a capital do Brasil de 1549 a 1763.
A data oficial de sua fundação foi determinada pela portaria 299 de 11 de março de 1952, assinada pelo então prefeito Osvaldo Veloso Gordilho, e marca o dia em que o português Tomé de Sousa (1503 – 1579) desembarcou no atual Porto da Barra, em 29 de março de 1549, dando início à construção da cidade-fortaleza.
A história do Brasil teve início na Bahia. Salvador foi a primeira capital do país até o ano de 1763. Juntamente com Tomé de Souza desembarcaram em Salvador seis embarcações com uma comitiva de aproximadamente 10 mil pessoas para fundar sob ordens do rei de Portugal, a cidade de “São Salvador”. ...
A cidade está a oito metros acima do nível do mar. Uma característica particularmente notável é a escarpa que divide Salvador em Cidade Baixa, porção noroeste da cidade, e Cidade Alta, maior e mais recente (corresponde ao resto da cidade), sendo que a primeira está 85 metros abaixo da última.
A economia baiana é caracterizada pela agropecuária, indústria, mineração, turismo e serviços. Freitas (2015) destaca o turismo como principal atividade econômica. Salvador antes de ser capital do estado da Bahia, foi a primeira capital do Brasil e com destaque no período colonial, para exportação de açúcar.
As duas se fundam a princípios da colonização portuguesa - a primeira foi fundada em 1549 e a segunda em 1565. ... São fortalezas de proteção do território português e as duas foram capitais do Brasil por, aproximadamente, 200 anos cada – Salvador de 1549 a 1763 e o Rio de 1763 a 1960.
Explicação: Ainda continuam. Salvador é dividido entre cidade alta e cidade baixa. ... Salvador teve um crescimento precoce no desenvolvimento da urbanização, e, a primeira iniciativa inclusa dentro do processo foi por volta de 1935, com a Semana de Urbanismo.