Alguém com diabetes pode comer bananas. Em média 3 porções por semana, dentro de um plano alimentar bem equilibrado, permitirá que você desfrute deste excelente fruto, sem problemas !
7 frutas que diabéticos podem comer
Diabetes tipo 2 posso comer banana? Olá! À priori, sim, um diabético pode comer banana. Mas assim como todas as outras frutas, ela deve ser consumida com bastante moderação e dentro de um plano alimentar equilibrado, que não sobrecarregue o organismo com um nível elevado de glicose em um curto espaço de tempo.
A banana pode ser consumida, porém com cuidados quanto à quantidade. As bananas prata, ouro e maçã são as que têm menos açúcar em sua composição. É importante ressaltar que quanto mais madura a banana, maior seu índice glicêmico. Portanto, pacientes diabéticos devem consumir a banana mais verde ou metade da fruta.
Consumir leite no café da manhã reduz a glicose no sangue ao longo do dia. Uma mudança na rotina do café da manhã pode trazer benefícios para o tratamento do diabetes tipo 2, de acordo com um novo estudo que será publicado no "Journal of Dairy Science" de outubro.
“Para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia“, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos.
Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.
-sacarina - extraído da glicose - tem zero de calorias e poder adoçante 300 vezes maior que o açúcar; - estévia, adoçante natural, pode ir ao fogo e realça o sabor; - o ciclamato também pode ir ao fogo e tem poder adoçante 40 vezes maior que o açúcar; - a sucralose e o sorbitol podem ir ao fogo.
Adoçantes que têm como base aspartame não são recomendados em receitas que vão ao forno, fogão ou micro-ondas. “A ligação entre os dois aminoácidos, a fenilalanina e ácido aspártico, presentes na composição do aspartame se rompe provocando perda do sabor doce em altas temperaturas”, explica a nutricionista Ana Maria.
De acordo com a nutricionista funcional Giovanna Arcuri, podem ser usados para fins culinários a sacarina, o ciclamato, o Acessulf-K, o steviosídeo e a sucralose, que podem ser aquecidos sem grandes prejuízos. "Já o aspartame, quando aquecido, perde o sabor doce", afirma.
O Adoçante Culinário Forno e Fogão Mundo Verde Seleção é um adoçante de mesa em pó com edulcorante natural Stévia e edulcorantes artificiais: ciclamato de sódio e sacarina sódica. Sugerido para preparações de receitas culinárias sem açúcares ou para uso por pessoas com restrições do consumo de açúcar.
TAL E QUAL é o adoçante de Forno e Fogão que substitui o açúcar dispensando tabelas e cálculos de conversão. Basta substituir a medida de açúcar utilizada pela mesma medida de TAL E QUAL, 1 colher de sopa por 1 colher de sopa, 1 xícara por 1 xícara, e assim por diante.