A Segunda Revolução Industrial aconteceu entre meados do século XIX e a primeira metade do século XX até o início da Segunda Guerra Mundial; Abrangeu mais países, como Alemanha, França, Bélgica, Itália, Holanda, Japão e Estados Unidos.
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. ... Uma das principais invenções da Primeira Revolução Industrial foi a locomotiva a vapor.
A Segunda Revolução Industrial corresponde à continuidade do processo de revolução na indústria. O aprimoramento de técnicas, o surgimento de máquinas e a introdução de novos meios de produção deram início a um novo momento.
Inventos da Segunda Revolução Industrial
As consequências mais importantes da segunda Revolução Industrial foram: O aumento da produção em massa e em um curto espaço de tempo, provocando também o aumento do comércio. O crescimento das doenças. O desemprego e a maior disponibilidade de mão de obra mais barata.
-Houve um aumento da poluição do ar por causa da queima de carvão mineral para gerar energia para as máquinas; -Ocorreu muita desigualdade. - Aumento da produção da mercadoria em menos tempo; -Teve a mecanização da agricultura e da indústria.
A principal consequência da Revolução Inglesa foi o fim do Absolutismo naquele país, sendo este sistema substituído pela monarquia parlamentarista, tendo o Rei, ao longo dos séculos, se tornado cada vez menos politicamente importante.
Outras consequências não tão positivas surgiram, como o aumento da poluição do ar, devido a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas, o aumento das doenças e acidentes de trabalhos por função das péssimas condições de trabalho e ainda, o uso da mão de obra infantil.
Sobre quais problemas sociais foram causados pela Revolução Industrial, podemos começar com o fato de que isso causou o êxodo rural, as pessoas foram morar nas cidades, abandonando os campos, o que diminuiu a produção agrícola e causou excesso de mão de obra no mercado.
A desigualdade social é a primeira causa da revolução. Toda essa situação de desigualdade agravou-se com a crise social que existia na França....A composição social da França era a seguinte:
O início da revolução industrial nos finais do século XVIII teve consequências nefastas para a saúde. Exemplos maciços de desequilíbrio ecológico foram, por exemplo, as grandes epidemias decorrentes das mudanças sociais e das alterações do sistema de produção.
Com as estradas de ferro e às embarcações a vapor, o transporte das mercadorias ficou mais rápido, o custo do transporte foi reduzido, e aumentou a troca de mercadorias. Consequentemente, a revolução dos transportes contribuiu para a ascensão do processo de industrialização.
Resposta. Modificações causadas na paisagem pela Primeira Revolução Industrial,podem-se citar o crescimento das cidades, o surgimento de bairros industriais nessescentros urbanos e a poluição decorrente da fumaça lançada pelas chaminés das fábricas.
A criação do cinematógrafo trouxe a criação das artes cinematográficas. Elogiada por uns e criticada por outros, o cinema fundou a chamada “sétima arte”. ”Auto-retrato” de Coubert, a representação dos sentimentos na arte do século XIX.
O século XIX foi uma era de invenções e descobertas, com significante desenvolvimento nos campos da matemática, física, química, biologia, eletricidade e metalurgia, lançando as bases para os avanços tecnológicos do século XX. A Revolução Industrial começou na Inglaterra.
Século XVIII: ano 1701 até o ano 1800; Século XIX: ano 1801 até o ano 1900; Século XX: ano 1901 até o ano 2000; Século XXI: ano 2001 até o ano 2100.
No século XIX, muitas ciências foram sistematizadas, recebendo um tipo de configuração (procedimentos metodológicos, formas de investigação etc.) que as tornaria respeitáveis. A sociologia e a antropologia são exemplos dessas ciências. A história, como veremos, também está entre elas.
O século XIX foi marcado por guerras, revoluções, inovações e pensamentos que marcam a humanidade até os dias de hoje. ... Só para ilustrar, no Brasil tivemos a Revolução de 1848 e a Proclamação da República no Brasil, em 1889.