Partenogênese é um processo de reprodução assexuada em que o embrião desenvolve-se sem que seja necessária a fertilização do gameta feminino pelo gameta masculino.
O zangão nasce de ovos não fecundados: este fenômeno, que é um exemplo de partenogênese, consiste no desenvolvimento de um embrião sem necessidade de fertilização; a rainha, neste caso, não utiliza o sémen do macho (zangão) e põe ovos que contêm apenas o seu material genético.
Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. 7. A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.
Para a divisão é preciso ter uma colmeia forte, com uma população forte estabilizada, e uma caixa vazia, onde será colocado parte do material biológico, no processo de multiplicação da colônia.
Como faço? O processo de divisão de colônias é simples, mas exige bastante atenção para não haver perdas do material. Separe e coloque sobre pequenas bolas de cera, instaladas em uma caixa vazia, os favos mais claros com pupas da colônia-mãe. Os mais escuros, com ovos e larvas, não devem ser manipulados.
Abelhas (2) - Na sociedade da colmeia há rainha, operárias e zangões. As abelhas são insetos sociais. Os indivíduos que vivem nas colmeias se dividem em três castas: rainha, operárias e zangões.
16 dias
Nas colônias das abelhas melíferas, as bolotas de pólen são armazenadas nos favos, em alvéolos logo acima da área de cria. Nas colônias de abelhas sem ferrão, as bolotas de pólen são armazenadas em potes especiais, construídos com cerume, onde sofrerá um processo de fermentação. ...
Sociedade das abelhas As abelhas vivem em sociedades, nas quais é possível observar a divisão de tarefas entre os indivíduos. Quando observamos uma colmeia, verificamos que os indivíduos que nela vivem trabalham de forma cooperativa e há uma divisão em castas. As três castas são a rainha, o zangão e a operária.
Abelha-europeia: 14 – 28 dias