O plexo mioentérico ou de Auerbach, descrito pelo anatomista alemão Leo- pold Auerbach (1828-1897) em 1826, localiza-se entre as camadas muscular lon- gitudinal externa e muscular circular interna, estendendo-se ao longo do trato digestório, desde o esôfago até o reto.
O plexo de Auerbach é conhecido como plexo mioentérico formado por uma cadeia de neurônios e celulas da glia interconectados atuando no controle do peristaltismo. A patologia, em questão, afeta o intestino grosso, em geral, nos seus segmentos mais distais, como o reto e o cólon sigmoide.
Disposto entre as camadas musculares longitudinal e circular, denominado plexo mioentérico ou plexo de Auerbach. Denominado plexo submucoso ou plexo de Meissner, localizado na submucosa. Controla, basicamente, a secreção gastrointestinal e o fluxo sanguíneo local.
O controle neural da função gastrointestinal é predominantemente regido pelos neurônios intrínsecos do SNE, que estão organizados em uma rede de gânglios interconectados distribuídos em dois grandes plexos, o plexo mioentérico e o plexo submucoso (BURNS; PACHNIS, 2009) (Figura 1).
Resposta. O sistema digestivo é totalmente controlado pelo SNA - sistema nervoso autônomo. É o SNA que coordena a secreção das diversas glândulas em todo o trajeto do sistema digestório. A secreção de hormônios, enzimas e HCL (ácido clorídrico) depende da ingestão de alimentos e sua progressão pelo tubo digestivo.
O sistema nervoso somático fornece impulsos motores aos músculos esqueléticos. A maioria dos movimentos controlados pelos sistema nervoso somático são conscientes, enquanto o controle exercido pelo sistema nervoso automático ocorrem em nível inconsciente.
O sistema nervoso central é subdividido em encéfalo e medula espinhal, e o sistema nervoso periférico é subdividido em sistema autônomo e sistema somático. Qual é a alternativa correta que define o sistema nervoso somático? ... É um sistema motor voluntário que está sobre o controle consciente.
A maioria dos receptores são proteínas e não necessariamente se localizam em membranas].
O sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. ... O sistema nervoso parassimpático é a segunda das duas divisões do sistema nervoso autônomo. Função. Responsável por preparar o organismo para responder a situações de estresse e emergência.
O sistema simpático é o sistema de alerta e de maior gasto de energia. SNP autônomo parassimpático: normaliza o funcionamento dos órgãos internos quando cessa uma situação de perigo. Portanto, esse sistema dirige as atividades dos órgãos nas situações de rotina.
O sistema nervoso simpático atua de modo oposto ao parassimpático, preparando o organismo para reagir em situações de medo, stress e excitação, adequando o funcionamento de diversos sistemas internos para um elevado estado de prontidão.
Assim, a atuação do sistema nervoso simpático e parassimpático no coração é bem distinta, uma vez que o simpático aumenta os batimentos cardíacos (sendo ativado, por exemplo, em situações de estresse ou exercícios físicos) e o parassimpático os diminui (predispondo, por exemplo, à bradicardia necessária para que o ...
Os neurônios podem ser classificados, de acordo com sua morfologia, em neurônios multipolares, neurônios bipolares e neurônios pseudounipolares. Esse tipo de neurônio possui mais de dois prolongamentos celulares. É a ocorrência mais comum. Possui apenas um axônio e um dendrito.
De acordo com a sua função, os neurônios podem ser classificados como: Sensoriais: transmitem as informações captadas pelos órgãos sensoriais; Motores: transmitem os impulsos nervosos aos diversos órgãos; Interneurônios: estabelecem conexões entre os diversos neurônios sensoriais e motores.
Os neurônios são as principais células do tecido nervoso e são capazes de transmitir o impulso nervoso para outras células. ... Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os tipos mais conhecidos e possuem como função principal a transmissão do impulso nervoso.