Em pacientes com laringomalácia moderada, deve-se iniciar o tratamento medicamentoso para RGE/RLF, em geral com inibidores da bomba de prótons ou ranitidina. Nos casos de laringomalácia grave, além do tratamento para refluxo, está indicado uma avalição de deglutição.
Estridor. O estridor é um som ofegante durante a inalação, resultante de uma obstrução parcial da garganta (faringe), caixa de voz (laringe) ou traqueia.
O estridor é um sintoma de obstrução da via aérea (VA) superior, determinado por um som agudo produzido pelo fluxo turbulento de ar que passa por um segmento estreitado da via respiratória.
A causa do ronco está relacionada com a obstrução das vias respiratórias, que fazem com que o ar respirado tenha uma movimentação intensa, através das vias aéreas, do palato mole e da úvula. Isso causa uma vibração que provoca o som característico do ronco.
Sibilo é um ruído característico da asma brônquica, semelhante a um assobio agudo. É produzido pelo ar que flui por vias respiratórias estreitadas. Frequente em asmáticos e em portadores de doença pulmonar. É reversível utilizando broncodilatadores.
O sibilo é um ruído de assobio relativamente agudo produzido pelo movimento do ar em vias respiratórias de pequeno calibre estreitadas ou comprimidas. É um sintoma, bem como um achado físico.
Quando a respiração é superficial, os músculos do pulmão atrofiam mesmo sem a presença de alguma doença. Quando a respiração é completa, os pulmões ficam mais elásticos e suportam um volume de ar cada vez maior.
Veja as vantagens de respirar corretamente para todo seu corpo:
Ao respirarmos profundamente, o corpo entende que não há perigo e pode relaxar, liberando substâncias calmantes no cérebro e no corpo. Os músculos ficam menos tensos, os batimentos cardíacos desaceleram e somos invadidos por uma sensação interna de paz.
O método Lotorp, desenvolvido na Suécia, é a técnica de massagem mais famosa para melhorar a respiração. A massagem Lotorp libera a tensão dos músculos responsáveis pela respiração, ajudando o paciente a expelir o ar de dentro dos pulmões.
Resistência na corrida: 7 técnicas para ter mais fôlego
A falta de ar também pode ser conhecida como “fôlego curto”, “dificuldade de encher os pulmões”, “suspiros”, entre outros, podendo ter a sua origem em um simples sedentarismo ou senilidade, o que pode inclusive camuflar algum problema mais sério, como também pode ser a apresentação de uma doença em sua porção inicial.