A nutrição dos fungos é heterotrófica, ou seja, eles são organismos incapazes de sintetizar seu próprio alimento. Esses seres vivos, geralmente, liberam enzimas sobre o alimento e depois absorvem os nutrientes de que necessitam.
As algas são autótrofas, isto é, são capazes de realizar fotossíntese e sintetizar moléculas orgânicas (alimento) a partir de substâncias inorgânicas e da energia da luz solar.
Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado. Atualmente há cerca de 100 mil espécies de fungos conhecidas.
Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariotas (com um núcleo celular), heterótrofos. Na biologia, eles fazem parte do Reino Fungi, dividido em cinco Filos: quitridiomicetos, ascomicetos, basidiomicetos, zigomicetos e os deuteromicetos.
Quanto ao modo de vida, os fungos podem ser: a) Saprófagos - quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos. b) Parasitas - quando se alimentam de substâncias que derivam de organismos vivos. c) Mutualismo - quando estabelecem associações com outro organismo, em que ambos se beneficiam.
Os fungos constituem o Reino Fungi, no qual se enquadram espécies como os cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras. Apesar de sua forma séssil e sua aparência com algumas plantas, esses seres diferem-se bastante do Reino Vegetal.
As leveduras são, geralmente, unicelulares Saccharomyces cerevisiae e outras leveduras comuns apresentam forma oval ou cilíndrica. Outras formas encontradas no grupo são: apiculada ou em forma de limão, esférica (Torulopsis) elíticas, elipsóides ou filamentosas (pseudo-micelio constituido por células unidas entre si).
A histoplasmose é uma condição médica causada pela inalação dos esporos microscópicos do fungo Histoplasma capsulatum.
Resposta. A feoifomicose pode exibir diversas manifestações clínicas, como doença sistêmica ou subcutânea, assim como sinusite. Incidência de feoifomicose e a variedade de patógenos aumentaram nos últimos anos em pacientes tanto imunocompetentes quanto imunocomprometidos.
As leveduras são fungos geralmente unicelulares, de tamanhos (de 1-5 µm de diâmetro a 5-30 µm de comprimento) e formas variados. Apresentam características de seres eucarióticos. Têm membrana citoplásmica lipoprotéica a qual, regula as trocas com o meio ambiente.