Dores na região lombar Como os rins estão situados na parte mais profunda do abdômen, próximo à coluna vertebral, à medida que o tumor cresce, pode exercer pressão contra as raízes nervosas da região lombar. Dores lombares constituem queixas em cerca de 40% dos casos.
Os médicos geralmente recomendam que essas pessoas façam exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom, regularmente para o diagnóstico precoce de tumores renais. Os cânceres de rim diagnosticados precocemente com esses exames geralmente têm mais chances de cura.
Quando um nódulo ou uma massa no rim aparece no ultrassom, é necessária a realização de biópsia para confirmar o diagnóstico. Utiliza-se a tomografia computadorizada para determinar o tamanho do tumor e se há metástase para outros órgãos, principalmente pulmão.
A cirurgia é o único tratamento definitivo para o câncer de rim. A nefrectomia radical, que é a retirada do rim, da glândula adrenal e de linfonodos regionais, é o tratamento tradicional e mais indicado para casos de tumores que se originam nos rins.
Tem a dor física, que pode resultar em falta de ar, fadiga, náuseas, falta de apetite, além de outras dores muito fortes no corpo. E a dor emocional, que gera o medo, a ansiedade, a depressão. Se olharmos na origem da palavra, paliativo deriva do latim “pallium”, que significa “manto” ou “cobertor”.