a) Conhecimento universal e necessário. O conhecimento sintético a priori é aquele universal e necessário e independe da experiência.
Sintético é o conhecimento oposto do analítico, onde assim, ao conhecer o predicado então =, você desconhece o sujeito, não sendo evidente por si mesmo. A priori a informação que é dada pelo movimento, então não pode se transformar pelo conhecimento. A posteriori está ligado então, ao campo experimental.
357). Destarte, vemos então a necessidade de se formular um juízo que fundamente a ciência e o conhecimento, porém que seja possível de ser conhecido e universalizado. Ora esse juízo será então o juízo sintético a priori. Sobre este é que deve se fundamentar o conhecimento humano.
De modo geral, a Teoria do Conhecimento tende a priorizar temas ligados à origem, limites e natureza de temas considerados cognitivos, ou seja, ocupa-se em entender, estudar e validar o conhecimento, a possibilidade de existência do conhecimento e quais os fundamentos, origens e valores.
Kant, na Crítica da razão prática[1788] (2002) parte da moral e expõe o seu conceito de religião racional ou moral e no A Religião nos Limites da Simples Razão [1793] (2008),ele aplica o conceito de religião racional às religiões positivas, principalmente o cristianismo.