Intensidade. A intensidade é a força do som, também chamada de sonoridade. É uma propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se o som é fraco (baixa intensidade) ou se o som é forte (alta intensidade) e ela está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas sonoras.
Definição. Para intensidade temos o seguinte significado: Qualidade do som que se prende com a energia utilizada pelo executante e a amplitude da vibração sonora, com sons mais fortes ou mais fracos. Pode ser entendido como uma certa força que você aplica no seu instrumento para extrair um determinado som.
O timbre está associado à forma da onda e nos permite distinguir sons de mesma frequência, produzidos por instrumentos diferentes. O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento.
A qualidade que permite à pessoa classificar um som como mais grave (mais baixo) ou mais agudo (mais alto) que o outro é denominada altura do som. Essa qualidade fisiológica (ligada à forma como percebemos o som) está intimamente ligada à propriedade física da frequência.
Ondas Sonoras são ondas mecânicas que vibram em uma frequência de 20 a 20.
Som baixo = som grave = baixa frequência O volume está relacionado com a intensidade sonora, quantidade de energia emitida pela fonte sonora em determinado intervalo de tempo. Ao alterar o volume de uma fonte sonora, a única característica da onda que sofre mudança é a amplitude.
Os seres humanos são capazes de ouvir sons tão somente que se estendam entre as frequências de 20 Hz e 20.
O eco ocorre quando o som refletido retorna à fonte depois da extinção total do som original. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A reverberação acontece quando o som refletido retorna à fonte antes que o som original tenha se extinguido, ou seja, ocorre o reforço do som emitido.