Se
Semimetal
Na tabela periódica, a família dos halogênios é composta pelos seguintes elementos: flúor, cloro, bromo, iodo e astato. Família dos Halogênios: conhecida também como VII A, é uma das mais conhecidas famílias da Tabela Periódica, os elementos que a compõe são: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I), Astato (At).
Resposta. Já que o átomo do elemento está na família dos calcogênios (grupo 6A) e no quarto período, o elemento X é o Selênio (Se). Sendo assim, sabendo que o número atômico (número de prótons) do Selênio é 34, basta fazer uma soma para descobrir o número de massa, que é número de nêutrons + o número de prótons.
Os elementos da família 17 ou VII A da Tabela Periódica recebem o nome de Halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At). Frequentemente são representados de maneira genérica, pela letra X. ... Esse nome “halogênio” significa “formador de sais”.
O grupo dos halogênios é o de número 17 (ou 7A) da tabela periódica e tem seu nome derivado do grego e que significa formadores de sais. Todos os elementos desta família são não metais (ametais) e representativos. São eles: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e ununséptio.
Os halogênios são elementos químicos que, de uma forma geral, não são muito abundantes na natureza. São geralmente encontrados em sais presentes na água do mar, principalmente o flúor, que é encontrado em grande abundância, e o cloro.
A série química dos halógenos, halogênios ou halogéneos é o grupo 17 (7A) da tabela periódica dos elementos, formado pelos seguintes elementos: Flúor(F), Cloro(Cl), Bromo(Br), Iodo(I), Astato(At) e Tenesso(Ts) (este último, radioativo e pouco comum)....Halogênio.
Ela é formada pelos seguintes elementos químicos: flúor, cloro, bromo, iodo, astato ou Astatínio e Ununséptio. Juntamente com os Gases Nobre (grupo 18 ou 8A), a família dos Halogênios são as únicas famílias que possuem unicamente Não-Metais. Os símbolos dos Halogênios são: F, Cl, Br, I, At e Uus.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Os halogênios são fortes oxidantes e reagem, principalmente, com os metais alcalinos (Família I A) que apresentam a tendência de doarem um elétron. ... Possuem a característica comum, de apresentarem 7 elétrons na camada de valência (última camada eletrônica) a partir da configuração eletrônica (np5).
Os halogênios na forma natural são encontrados como moléculas dicotômicas, ou seja, que têm dois átomos como F2, Cl2, Br2 e I2. Ao receber elétron, os halogêneos transformam-se em sais haleto, como o NaCl. ... Uma das principais características desses elementos é que possuem sete elétrons na sua camada de valência.
Halogênio
Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).
Entre as principais características dos gases nobres, destaca-se a sua estabilidade atômica, isto é, não precisam associar-se a outro elemento para ficar estável. Os gases nobres são elementos químicos localizados na família VIIIA ou grupo 18 da Tabela Periódica. Os elementos químicos dessa família são: Hélio (He)
Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).
Elementos químicos que possuem a camada de valência completa. Gases nobres são elementos químicos encontrados na tabela periódica na família 8A ou grupo 18. ... São chamados de gases nobres por serem elementos que não fazem combinação com nenhum outro elemento.
Eram rotulados como o grupo 0 da tabela periódica porque se acreditava que tinham a valência de zero, o que significa que seus átomos não podem se combinar com de outros elementos para formar compostos. ... Os gases nobres possuem a camada de valência completa, que normalmente é a camada que participa em ligações químicas.
Os gases nobres não se unem a outros elementos pois eles já possuem 8 elétrons na sua camada de valência ( ultima camada), que segundo a regra do octeto é a condição para ser considerado um gás nobre, ou seja, ele já está estável..
Pois ele já obedecem à regra do Octeto à medida que já possuem 8 elétrons em sua camada de valência, o que torna extremamente desnecessário a realização de qualquer ligação química.
A eletronegatividade aumenta conforme o raio atômico diminui. Quanto maior o raio atômico, menor será a atração do núcleo pelos elétrons mais afastados e, então, menor a eletronegatividade. Na tabela periódica, os gases nobres não são considerados, já que não têm tendência a ganhar ou perder elétrons.
Os gases nobres, hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio, se destacam entre todos os elementos químicos por apresentarem uma estabilidade única, que os torna inertes à reação com quase todos os outros elementos.
Sempre abrir. Os gases nobres são elementos químicos situados no grupo dezoito da Tabela Periódica e são conhecidos pela sua estabilidade. Esses elementos químicos são estáveis porque sua configuração eletrônica faz com que todas as suas camadas sejam completas fazendo com que ele não precise doar ou receber elétrons.
O que justifica é que os gases nobres possuem a última camada eletrônica completa, eles não precisam se combinar com outros elementos. Com exceção do Hélio, todos os gases nobres tem 8 elétrons na camada de valência.
Gases quimicamente estáveis são aqueles que tem o octeto completo, logo, os gases nobres, pertencentes a família 8A da tabela periódica.
A Teoria do Octeto determina que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com oito elétrons. Sendo assim, o átomo é considerado estável quando apresentar 8 elétrons em sua última camada da eletrosfera.