De janeiro de 2020 a janeiro de 2021 o IGP-M ficou em 26,3%. O IPCA, em 4,8%. Os números foram extraídos da calculadora de inflação do Banco Central. Isso significa que, se o projeto passar a vigorar, os proprietários serão autorizados a fazer reajustes menores do que podem atualmente.
Para calcular reajuste de aluguel basta aplicar o índice da mesma forma que o IGP-M. Soma-se ao aluguel os valores de IPCA acumulados ao longo dos 12 meses anteriores ao mês de aniversário do contrato.
Isso porque o principal indicador para reajuste do setor imobiliário acumulou alta de 25,71% no período de 12 meses —entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021—, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Este é o maior percentual dos últimos 18 anos.
Mas é bom saber como calcular o IGPM. Para isso, aplique uma fórmula matemática simples: Valor atual do aluguel + IGPM acumulado no último ano = valor do reajuste do aluguel.
O cálculo é feito com a multiplicação do valor atual do aluguel pelo índice acumulado no período de um ano. O IGP-M de setembro de 2020 está acumulado em 13,02%. Para um aluguel de R$2.
Para ficar mais fácil de entender: se em janeiro de 2018 o índice foi de 0,76% e de 0,07% em fevereiro, em fevereiro, basta multiplicar cada taxa da seguinte forma, 1,0076 x 1,0007 = 1,008305, que nos dá o IGP-M acumulado no ano até aquele momento de 0,83%.
O IGP-M 2020 dos últimos 12 meses é fixado em 24,52%. Para exemplificar como calcular esse reajuste, vamos supor que seu aluguel é de R $1.
Índice Geral de Preços do Mercado
O IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) já é velho conhecido do mercado imobiliário. O índice é tão usado no cálculo do reajuste dos aluguéis que é popularmente chamado de “inflação do aluguel”. ... Já o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é considerado o índice oficial da inflação brasileira.
O valor corrigido é obtido a partir do produto entre o valor inicial e o resultado da divisão do número-índice do mês final pelo número-índice do mês anterior ao mês inicial. O resultado desta divisão é o fator que corresponde à variação acumulada do IPCA no período desejado.