cerca de 70 000 indivíduos
Eles habitam a costa dos atuais estados de São Paulo (litoral norte) e Rio de Janeiro (Vale do Paraíba fluminense). Eles prezam muito os costumes tradicionais. Hoje os Indios Tamoios conta com uma índústria de pesca forte e Turismo com belas praias,Rios navegaveis e conta com a maior usina de alcool do Brasil.
Tamoios é o 2º distrito de Cabo Frio, cidade do Estado do Rio de Janeiro. O lugar recebeu este nome pois foi um dos últimos focos de resistência da Confederação dos Tamoios. Conta-se que os Tamoios, aliados a franceses, lutaram ali durante muitos anos.
Os índios Tamoios habitavam a Ilha Grande. A Ilha Grande fazia parte da nação dos índios Tamoios, que se estendia de Cabo Frio ( litoral norte do RJ ) até as proximidades de Ubatuba ( litoral norte de SP ) , onde fazia fronteira com as terras dos índios Guaianás-Guaranis , que habitavam o sul da América do Sul.
Durante o período colonial, essa tribo recebeu vários nomes, como guaianases e guaianã. Era um grupo considerado coletor, ocupando a região da Serra do Mar, em um território que ia desde a Serra de Paranapiacaba até a foz do Rio Paraíba do Sul, no atual estado do Rio de Janeiro.
Os índios Guaianás, segundo pesquisas, eram nômades e viviam da caça, pesca e coleta de frutos silvestres, ou seja, quando os recursos de uma região se esgotavam, eles caminhavam para outra, diferente de outras tribos, eles não habitavam em ocas, e sim tinham o hábito de viver em covas forradas com peles de animais e ...
São mais de 1.
Hoje, o distrito tem quase 165 mil habitantes, espalhados por 8,6 km². A Prefeitura Regional de Guaianases, que engloba também o distrito de Lajeado, tem um total de 268 mil habitantes, em uma área de 18 km², segundo dados oficiais do último censo realizado pelo IBGE em 2010.
É responsável pela administração pública dos seguintes distritos: Itaquera, Parque do Carmo, Cidade Líder e Cidade A.E Carvalho, localizados na região leste da cidade de São Paulo, em um território de 54,3km² e uma população de mais de 488 mil habitantes, segundo o IBGE (dados de 2020).
Os dados estão em uma plataforma específica no site do Censo. É possível obter dados em relação à distribuição da população por sexo, idade e espécie de domicílio. Em grandes cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, é possível acessar e comparar informações por bairros.
Saiba qual é a zona mais perigosa de SP....Os bairros mais violentos são:
Melhores bairros de São Paulo: saiba quais são os mais seguros da Capital aulista
Dez piores distritos para viver em São Paulo
As subprefeituras que apresentam maior quantidade de comunidades são: Campo Limpo (186), M'Boi Mirim (172), Socorro (125), Cidade Ademar (123) e Freguesia do Ó/Brasilândia (105).
Jabaquara
Heliópolis
A maior favela do país é a Rocinha, localizada no Rio de Janeiro, com 25,7 mil domicílios. Dados são estimados para 2019 e serão confirmados após o próximo Censo Demográfico, adiado para 2021 por conta da pandemia de Covid-19.
Top 10 maiores favelas do Brasil
Vamos a lista das maiores favelas do mundo:
Neza – México – 4 milhões A favela Neza cresceu em 1990, e atualmente é uma das maiores favelas do mundo, nessa seleção ocupando a segunda posição, pela dificuldade em atender aumento da quantidade habitacional e despesas pelas mudanças.