Celoma é uma cavidade revestida pela mesoderme. Durante o desenvolvimento embrionário, ocorre a formação dos folhetos germinativos ou tecidos embrionários. ... Já os animais que possuem três folhetos (ectoderme, endoderme e mesoderme) são chamados de triblásticos, é o caso dos cordados.
Diblásticos: são animais que apresentam dois folhetos embrionários: a ectoderme, (externo) e a endoderme, (interno). Triblásticos: são animais que apresentam três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme. ... Deuterostômios: são os animais cujo blastóporo forma primeiramente o ânus e posteriormente a boca.
O verdadeiro celoma é formado a partir da mesoderme, mas alguns animais triploblásticos possuem uma cavidade delimitada por tecido derivado da mesoderme e endoderme. ... Existem também animais triploblásticos que não possuem nenhuma cavidade corporal. São os chamados acelomados.
Animais celomados são aqueles que apresentam celoma verdadeiro, enquanto os acelomados não apresentam celoma e os pseudocelomados (pseudo= “falso”) apresentam uma cavidade que não é revestida completamente por mesoderme.
Quando dá origem apenas à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro). É o caso dos vermes, dos moluscos e dos artrópodes. Quando o blastóporo dá origem ao ânus os animais são chamados de deuterostômios (deutero = posterior). É o caso dos equinodermos e dos cordados.