EQST

Qual O Papel Dos Agentes De Mortalidade Natural No Controle De Pragas?

Qual o papel dos agentes de mortalidade natural no controle de pragas?

Controle biológico natural . Refere-se a população de inimigos que ocorrem naturalmente. São muito importantes em programas de manejo de pragas, pois são responsáveis pela mortalidade natural no agroecossistema e, conseqüentemente, pela manutenção de um nível de equilíbrio das pragas.

Como é feito e para que serve o monitoramento de pragas?

O monitoramento de pragas é a prática que consiste em determinar a situação das pragas na cultura, avaliar os danos e prejuízos que podem estar ocorrendo e definir o momento correto da aplicação do defensivo. A prática faz parte das Boas Práticas Agronômicas para manejo das culturas Bt.

Quais as fases do MIP?

Para o desenvolvimento e a implementação do MIP, são necessárias três etapas básicas: (1) avaliação do agroecossistema, (2) tomada de decisão e (3) seleção dos métodos de controle a serem adotados.

Quais são as pragas da cultura do milho?

Principais pragas do milho: Pragas iniciais

  • Corós. Os corós estão presentes nas lavouras de milho e de sorgo, com maior ocorrência nos meses de outubro, novembro e dezembro. ...
  • Larva-arame. A larva-arame (Conoderus spp., Melanotus spp.) ...
  • Lagarta-rosca. ...
  • Lagarta-elasmo. ...
  • Larva alfinete.

Quais as principais doenças da cultura do milho?

a ferrugem polissora, a ferrugem tropical, a ferrugem comum, a helmintosporiose e os enfezamentos pálido e vermelho estão entre as principais doenças da cultura do milho no momento.

Quais são as principais doenças da soja?

Doenças causadas por vírus: Mosaico cálico (Alfalfa Mosaic Virus - AMV); Mosqueado do feijão (Bean Pod Mottle Virus - BPMV); Mosaico comum da soja (Soybean Mosaic Virus - SMV); Necrose da haste (Cowpea Mild Mottle Virus - CPMMV); Queima do broto (Tobacco Streak Virus - TSV); Doenças causadas por nematoides: Nematoide ...

Como as doenças podem reduzir a produtividade da cultura do milho?

As principais medidas recomendadas para o manejo de doenças na cultura do milho são:

  • utilizar cultivares resistentes;
  • realizar o plantio em época adequada, de modo a evitar que os períodos críticos para a cultura coincidam com condições ambientais mais favoráveis ao desenvolvimento da doença;

Quais as principais doenças ocorridas em produtos armazenados?

Como identificar as 7 principais pragas de armazenamento

  • Gorgulho dos cereais – Rhyzopertha dominica.
  • Gorgulhos do arroz e milho – Sitophilus oryzae e S. ...
  • Besouro castanho – Tribolium castaneum.
  • Besourinho-do-fumo – Lasioderma serricorne.
  • Oryzaephilus surinamensis.
  • Sitotroga cerealella.
  • Traça-dos-cereais – Ephestia kuehniella.

Como usar à fitossanidade?

Como usá-la? Para usar corretamente as técnicas de fitossanidade é preciso, primeiramente, contar com um especialista – como um engenheiro agrícola ou um agricultor – para estudar as melhores alternativas para o seu tipo de lavoura.

Como é realizado a fumigação em Siló vertical de grãos?

Este procedimento é feito com uso de produtos conhecidos como fumigantes, sendo o fosfato de alumínio (fosfina) o mais utilizado. Esta operação de expurgo tanto pode ser realizada com os grãos a granel que são depositados em silos verticais, horizontais ou armazéns graneleiros, como em produtos ensacados.

O que é expurgo de grãos?

A fumigação ou expurgo é uma técnica empregada para eliminar qualquer infestação de pragas em grãos mediante uso de gás. ... O inseticida indicado para expurgo de grãos, pela eficácia, facilidade de uso, segurança de aplicação e versatilidade, é fosfina.

Qual a função do expurgo dos grãos armazenados?

O expurgo ou fumigação é uma técnica empregada para eliminar pragas que estão acondicionadas em silos, armazéns e sacarias e que, em grande parte, podem ser as seguintes: Gorgulho dos cereais – Rhyzopertha dominica; ... Traça dos cereais – Ephestia kuehniella; Besouro do fumo – Lasioderma serricone.

Como se faz a aeração dos grãos qual sua importância?

Aeração de grãos armazenados consiste basicamente em promover a passagem de baixa vazão de ar natural ou resfriado por meio de ventiladores através da massa granular com o objetivo de baixar e uniformizar a temperatura dos grãos armazenados, prevenir a migração de umidade e, dependendo das condições climáticas e da ...

Como se faz a aeração dos grãos?

O sistema de aeração é constituído basicamente por um ventilador, capaz de fornecer a quantidade de ar necessária ao resfriamento do produto e de vencer a resistência oferecida à passagem deste ar pela massa de grãos armazenada; dutos, que permitem a insuflação ou a sucção de ar através da massa de grãos; silos, que ...

O que é aeração de grãos?

A aeração de grãos armazenados consiste essencialmente em promover a passagem de ar natural de baixo fluxo através dos grãos, a fim de diminuir e homogeneizar a sua temperatura, para impedir a migração de umidade e, dependendo das condições climáticas e o fluxo de ar, favorecer a secagem dos grãos.

O que é Transilagem?

Assim como a intra-silagem, a transilagem também pode ser considerada uma aeração de resfriamento. Deve ser realizada se o silo não for dotado de um sistema eficiente de ventilação. Consiste na transferência dos grãos de um silo a outro, para que haja redução e homogeneização da temperatura.

Quais variáveis devem ser analisadas para realização de uma aeração em grãos armazenados?

Dentre outros, devem ser considerados parâmetros como variação de umidade relativa e temperatura do ar, umidade e temperatura dos grãos, desenvolvimento de microrganismos, presença de insetos, ácaros, roedores e outros animais, incidência de defeitos e variação de acidez do óleo.

O que significa a palavra aeração?

substantivo feminino Ação ou efeito de aerar; ato que consiste na renovação do ar de um ambiente; arejamento.

Qual a importância do conhecimento da umidade de equilíbrio de um grão?

UMIDADE DE EQUILÍBRIO. O conhecimento do mecanismo de troca de vapor d'água entre os materiais biológicos e o ambiente é de grande importância no processamento de grãos, particularmente na secagem e na armazenagem de grãos. ... Quanto maior o teor de umidade maior é a pressão de vapor e vice-versa.

Como ocorre o armazenamento dos grãos no sistema convencional?

1.

Quais os tipos de perdas que podem ocorrer no armazenamento de grãos?

Armazenamento inadequado de grãos resulta em cerca de 15% de perdas. Insetos-praga, fungos e micotoxinas somados a ataques de roedores são problemas que têm imposto perdas consideráveis ao produtor de grãos, em torno de 15%, e estão relacionadas ao armazenamento inadequado da produção.

O que são exclusivamente de origem da própria cultura da soja?

IMPUREZAS + MATÉRIAS ESTRANHAS: MÁXIMO DE 1% ... As impurezas e matérias estranhas são exclusivamente de origem da própria cultura da soja. Não se consideram matérias estranhas as sementes contaminantes ou adicionadas intencionalmente.

Qual é a origem da soja?

A soja é uma cultura de grande importância econômica para o Brasil, sendo a principal cultura do agronegócio brasileiro. Ela é uma planta originária da região denominada Manchúria, que fica no nordeste da China. ... Na década de 1940 a soja chegou ao Paraguai e na década de 1950 ao México e Argentina.

O que é feito a partir da soja?

A soja é usada para preparar uma variedade de produtos alimentares, como leite de soja, farinha de soja, tofu, tamari, tempeh e outros. ... O tofu é um alimento parecido com queijo, feito depois de coalhar o leite de soja e é um excelente substituto para o queijo para pessoas intolerantes à lactose.