O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma associação sem fins lucrativos que busca promover a transparência e o controle social dos gastos públicos em todo o País.
Promover maior participação da sociedade no Controle da Gestão Pública.
O conceito de "Observatório" passa pela concepção de núcleo de pesquisa que pode se converter num instrumento de informação e de suporte à decisão pública, potencializando a investigação, a socialização da informação e do conhecimento.
Dentro de um observatório astronômico, o astrônomo realiza suas pesquisas em diversas áreas da Astronomia, se observarmos uma estrela por exemplo, com outros equipamentos como o espectroscópio, podemos saber a sua distância de nós, podemos saber a sua composição química, sua temperatura, seu fluxo de luminosidade entre ...
Para que serve um Observatório Social ? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático, apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Os radiotelescópios funcionam a partir da detecção de ondas eletromagnéticas vindas de corpos celestes que compõem o universo. Os radiotelescópios são instrumentos utilizados para a investigação de corpos celestes, pois captam ondas eletromagnéticas que estão fora do intervalo visível.
O Rádio-Observatório Espacial do Nordeste - ROEN é um radiotelescópio com uma antena de 14,2 metros de diâmetro, a maior do Brasil, localizado na cidade de Eusébio na Região Metropolitana de Fortaleza.
A diferença fundamental entre um radiotelescópio e um telescópio ótico encontra-se no conteúdo captado por cada um. Como foi dito, o primeiro observa ondas de rádio emitidas por corpos celestes, já a versão óptica produz imagens a partir da luz visível gerada ou incidida sobre um astro.
Karl Guthe Jansky
RATAN-600
Simples, porque anteriormente à ela os estudos eram baseados no ''espectro da luz visível'' e dependente do registro luminoso, como: telescópios que é de diversos tipos.
O Telescópio Espacial Hubble é o mais importante de todos os telescópios que já foram construídos no mundo. Isso porque ele fica no espaço, livre das interferências da atmosfera terrestre, o que permite que ele consiga imagens precisas de lugares distantes do universo.
O Hubble está situado em uma órbita baixa da Terra, para que possa ser alcançado pelo ônibus espacial para missões de serviço, mas isso significa que a maioria dos alvos astronômicos são ocultadas pela Terra ao longo de pouco menos da metade de cada órbita.
Uma vantagem de mandar um telescópio para fora da nossa atmosfera terrestre , é que , pode-se assim , captar imagens com mais nitidez , sendo assim , de maior qualidade do que com telescópios na terra .
JWST
31 de outubro de 2021
10 bilhões USD (2016)
As imagens captadas por meio das lentes desse telescópio revelaram um universo muito maior e mais belo do que o ser humano havia imaginado. Para se ter uma ideia da precisão na formação das imagens do Hubble, por meio dele, é possível enxergar uma bola de futebol a 51 quilômetros de distância.
A troposfera é a camada com 12km que contém a vida e os fenômenos meteorológicos. Já na estratosfera está a camada de ozônio. Mas é a 589 Km, na exosfera que se encontra o telescópio Hubble.
Via Láctea
O diâmetro da lente objetiva determina a quantidade de luz que será captada pelo telescópio. Por esse motivo é que os astrônomos fazem uso de telescópios com espelhos de diversos tamanhos de diâmetro para observar astros de baixa luminosidade.
Um telescópio refletor é um telescópio óptico que usa uma combinação de espelhos curvos e planos para refletir a luz e formar uma imagem. ... Isso causa uma redução na quantidade de luz que o sistema coleta, bem como uma perda de contraste na imagem devido aos efeitos de difração da obstrução.
A maioria dos telescópios são feitos com lentes ou espelhos curvos que captam e focalizam a luz do objeto celestes. Os primeiros modelos eram construídos com vidro transparente, mas logo os pesquisadores perceberam que o espelho é mais leve e liso.
O telescópio newtoniano, diferentemente da luneta que utiliza apenas lentes para aproximar as imagens, usa um espelho esférico ou parabólico para captar a luz. A imagem refletida por esse espelho incide em um espelho plano e, em seguida, vai a uma lente ocular, que é responsável pelo foco.
O refrator inverte a imagem da esquerda para a direita, tornando difícil compará-la com os mapas celestes. E telescópios refratores custam mais, por centímetro de abertura, do que os outros tipos de telescópio. II – Refletores usam um espelho grande e curvado, ao invés de lentes, para colher e focar a luz.
Telescópio Refletor de 114 milímetros Permite ver objetos de magnitude 12 e separar sistemas estelares com 1.