A sanitização ou higienização consiste na imersão do produto cortado em solução contendo de 150 a 200 mg. L-1 de cloro ativo, visando reduzir a contaminação microbiana do produto.
Os vegetais, de modo geral, submetidos à cocção pela fervura, perdem de 10 a 50% de sua vitamina C. Pela cocção a vapor as batatas perdem de 5 a 20% de vitamina C; as leguminosas, cerca de 15%; as frutas, 20%; as hortaliças, 70%.
Artigo | Tecnologias emergentes para a preservação dos alimentos
Estudaremos os componentes majoritários presentes nas frutas e hortaliças, dentre eles, incluem-se a água, carboidratos, lipídeos, proteínas, enzimas, pigmentos, vitaminas, ácidos orgânicos e outros compostos. Esses nutrientes conferem características sensoriais e nutritivas próprias para cada fruta e hortaliças.
O processamento de frutas visa basicamente estender a vida útil de seu consumo, preservando a qualidade através da inibição de possíveis processos deteriorativos. Um aspecto bastante importante para a indústria processadora de frutas é a disponibilidade de matéria-prima para a industrialização.
A indústria de beneficiamento de frutas e hortaliças é uma ideia na qual vale a pena investir. A demanda por produtos embalados (frescos) próprios para consumo torna esse negócio uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro e obter êxito no mercado.
Redução de desperdícios e perdas. Ao contrário da maioria das técnicas de processamento de alimentos, que estabilizam a vida de prateleira dos produtos, o processamento mínimo de frutas e hortaliças pode aumentar sua perecibilidade, porque seus tecidos são fisicamente injuriados nas etapas de descascamento e corte.
Os alimentos processados podem ser definidos como: "Alimentos modificados do seu estado original por meio de uma grande variedade de tipos de processamento, com diversas finalidades". A maioria dos alimentos consumidos passa por algum tipo de processamento nos lares, nos serviços de alimentação ou na indústria.
Alimentos processados São os casos das conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito), compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, sardinha e atum em latinha, queijos feitos com leite, sal e coalho e pães feitos de farinha, fermento e sal.
Alimentos processados Quando um alimento in natura ou minimamente processado recebe adição de sal, açúcar ou outra substância de uso culinário, para torná-lo durável e mais agradável ao paladar, ele passa a ser considerado processado.
Alimentos in natura - obtidos de plantas ou animais e adquiridos para consumo sem terem sofrido processamento. Alimentos minimamente processados - alimentos in natura que sofreram alterações mínimas na indústria, como moagem, secagem, pasteurização etc.
São exemplos de alimentos classificados como in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados, respectivamente: maçã; uva passa; abacaxi em calda enlatado; e sorvete de morango.
Pagamento in natura: significa o pagamento alimentar através de um benefício ao alimentando (credor alimentar) como roupa, escola, uniforme entre outros, pagos diretamente ao fornecedor. ... “ O pagamento da pensão alimentícia deve seguir a determinação contida no título judicial.