As empresas transnacionais são grandes corporações que atuam em diferentes países, gerando empregos e renda para grande parte da população local. Algumas dessas empresas possuem campo de atuação em várias partes do planeta e em diversos segmentos: industrial, alimentício, têxtil, tecnológico, entre outros.
As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais. ... A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.
Grandes corporações são empresas, ou grupo de empresas, que têm participação massiva em um ou mais setores industrias no mundo. ... Geralmente, essas corporações também possuem grande influência política, no seu país-sede e, comumente, em vários outros locais onde detém negócios e representações.
As corporações transnacionais são atores internacionais não estatais que exercem significativo protagonismo na arena internacional pelo seu poder de barganha e influência. A finalidade primordial desses atores é a maximização do lucro, e sua atuação reflete diretamente no direito humano à alimentação.
Grande parte das empresas transnacionais é oriunda de países industrializados e desenvolvidos que detêm um grande capital acumulado; o excedente, nesse caso, é direcionado para países em todos os continentes. ... No entanto, essas empresas não têm objetivo social no momento em que se instalam em um determinado país.
Exemplos de empresas multinacionais (transnacionais): Motorola, Nokia, Siemens, Vivo, Sony, Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald's, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Peugeot, Petrobras, entre outras.
Resposta. por meio de tratados e acordos entre esses países, e principalmente por causa de sua campo industrial, ex: o Brasil e a China tem vários acordos, o Brasil exporta para China seus produtos agrológicos, carnes e matéria prima (ferro, cobre, etc.)
Resposta. Resposta: Podemos compreender que a atração de empresas para países subdesenvolvidos pode ser vista como uma atividade contante em decorrência da grande capacidade de haver uma mão de obra muito barata no local, permitindo assim um maior desempenho da própria empresa.
As multinacionais se mundializam porque possuem capital para expandir seus negócios (e conquistar novos mercados) e ganham incentivos de muitos países ao redor do mundo. ... a isenção de impostos (que ocorre em blocos de países em desenvolvimento).
São também chamadas de empresas transnacionais ou globais e sua proliferação pelo mundo está diretamente relacionada com o processo de globalização e consolidação do capitalismo financeiro e informacional.
As chamadas multinacionais viram vantagens em criar fábricas em diferentes locais do mundo procurando sempre otimizar o seu processo de fabricação do seu produto final. Um exemplo é a indústria automobilística, que tem seu centro de desenvolvimento, laboratórios em um país ou em vários países (ex.
Dentre as consequências da expansão das multinacionais, podemos citar: isenção de impostos e redução dos encargos trabalhistas - normalmente, tais benesses são ofertadas pelos países subdesenvolvidos; geração de empregos diretos e indiretos - de certa forma, é vista como uma contrapartida daquelas empresas.
As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado ...
Resposta:Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.