O Estágio supervisionado tem como objetivo geral proporcionar ao aluno estagiário uma análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão da escola, dos programas de ensino, promovendo, desta forma, condições de instrumentalizar-se para a profissão.
A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.
A gestão escolar participativa é um exercício de cidadania que possibilita ao coletivo escolar (pais, alunos, funcionários, professores) participar nos processos decisórios que acontecem no interior da escola.
A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparente, participativa, e principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem respeitando, as funções ...
Para que a gestão escolar seja democrática e participativa é preciso que todos os segmentos encontrem seus espaços para contribuir administrativa- pedagogicamente com as transformações, superando o que se apresenta como desafios intra e extra-escola, pois a prática da democracia no espaço escolar pode e deve ser também ...
Dessa forma, a gestão participativa cria um elo entre os colaboradores e a empresa, pois, à medida que passam a conhecer a missão, a visão e os valores, passam a contribuir de forma mais pró-ativa para que os objetivos sejam alcançados.
Segundo Libâneo (2004, p. 102) “a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar”.
A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.
Portanto, Gestão Escolar é a forma de administrar a escola como um todo. Para um completo desenvolvimento educacional, o profissional responsável pela área deve observar as necessidades e particularidades de cada setor, promovendo uma melhor relação e desenvolvimento das atividades.
A Gestão Escolar traz para esse cenário conceitos e elementos que visam aumentar a eficiência dos processos de ensino-aprendizagem. No contexto do ensino público, a gestão escolar é essencial, uma vez que será responsável por manter um padrão a fim de cumprir com suas obrigações para com a sociedade.
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Discutindo conceitos e vivências em relação a três instrumentos da gestão democrática: conselhos escolares, provimento da função de diretor e descentralização financeira. As funções do Conselho Escolar e sua relação com a Direção da escola, com a Assembléia Escolar e com as políticas e normas do sistema de ensino.