Girafa em Chamas (1937) pertence ao pintor espanhol Salvador Dalí, ícone do movimento artístico Surrealismo. O óleo sobre tela madeira tem 35 cm X 27 cm, e faz parte do acervo de mais de 1.
Os 10 pintores mais importantes do Surrealismo
7 artistas mulheres surrealistas e nenhuma delas é Frida Kahlo
As duas tendências do surrealismo são a tendência figurativa e a tendência abstrata.
O surrealismo constituiu uma profunda ruptura nas artes no início do século XX. O surrealismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa, cujo marco inicial foi o Manifesto Surrealista de André Breton, publicado em 1924.
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. ... A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo.
O Dadaísmo foi um movimento que surgiu no início do século XX dentro de um cabaré em Zurique, Suíça no ano de 1916. Ele foi idealizado por anarquistas intelectuais germânicos que queriam desconstruir a arte, contrariando a sociedade, a religião, a ciência e a filosofia.
Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). ... A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante encontros de um grupo de artistas, o "Grupo Independente".
O surrealismo abstrato é um personagem pictórico de tendência que pega alguns elementos do surrealismo, mas fornece uma abordagem abstrata, de modo que é aplicado um tipo de automatismo puro. Isso faz com que qualquer representação figurativa desapareça para introduzir novos universos criados pelo artista.
O impressionismo foi uma tendência artística francesa com ênfase na pintura que ocorreu no momento da chamada "Belle Époque" (1871-1914). Essa vertente teve um papel muito importante para a renovação da arte do século XX, sendo a grande propulsora das chamadas vanguardas europeias.
Os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam, com o intuito de criar uma nova, organizada em outras bases. A finalidade era atingir uma outra realidade, que estaria localizada no plano do subconsciente e do inconsciente.