Sendo considerado como um dos maiores ou se não o maior representante da sociologia alemã Max Weber, com seu método de análise sociológico que para alguns foi denominado como compreensivo ou interpretativo, gerou vários debates acerca dos modos positivistas de formulação das leis sociais que existiam em seu período de ...
A concepção específica de método e de objeto na sociologia weberiana permite a explicação de ações sociais individuais sob condições determinadas, e busca, ao mesmo tempo, explicitar as significações das instituições sociais, nas quais os indivíduos agem, como resultantes também da ação humana.
Weber sustenta que uma das características mais marcantes desse período é a capacidade de racionalização do homem e das instituições. Ou seja, para Weber, a essência do sistema capitalismo é a racionalização das regras de troca, incluindo, nesse sentido, a troca da força de trabalho por salários.
Em linhas gerais, Marx defende o chamado materialismo histórico, enquanto Weber relaciona o surgimento do capitalismo moderno com o protestantismo ascético.
De acordo com a análise marxista, conflitos de classe dentro do capitalismo surgem devido à intensificação das contradições entre uma produção mecanizada e altamente produtiva e a socialização realizada pelo proletariado, além da propriedade privada e da apropriação do produto excedente na forma de mais-valia (lucro) ...
Em uma sociedade comunista, não haveria governos estatais ou países e não haveria divisão entre classes. ... Seria possível para as pessoas acreditarem numa sociedade comunista sem necessariamente utilizar da via proposta por Karl Marx, por exemplo utilizando o comunismo religioso ou anarcocomunismo.
Significado de Comunista substantivo masculino e feminino Pessoa que segue o comunismo, o sistema social que se baseia na propriedade coletiva (sem propriedade privada). Membro do partido político que defende os ideais do comunismo como a extinção do sistema de classes sociais.